FONTE: SEESP
24/04/2022
Reeleito presidente, Murilo Pinheiro convocou mais uma vez a engenharia a atuar unida e reafirmou o papel da FNE ao articular propostas para superação da crise agravada pela pandemia de covid-19. "A credibilidade alcançada pela FNE é colocada mais uma vez à disposição de nosso país", afirmou.
Eixo fundamental das propostas da federação para o Brasil desde o lançamento do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, a busca de um crescimento sustentável é outro compromisso acenado no X Conse para a nova gestão, como estratégia crucial frente às incertezas vindas das crises dos países europeus e que introduziram no cotidiano brasileiro, junto com a preocupação com a pandemia de covid-19, tópicos como juros, instabilidade monetária, desequilíbrio de importações e exportações. "Apesar desse cenário, que é certamente assustador, é preciso escapar à paralisia, arregaçar as mangas e atuar efetivamente dentro das nossas possibilidades em defesa da engenharia, dos seus profissionais e pelo desenvolvimento nacional, ainda que as dificuldades se multipliquem." – afirma Murilo.
O programa de trabalho para o próximo triênio engloba a contribuição ao debate pela retomada da expansão econômica a partir do projeto “Cresce Brasil”, o fortalecimento da luta sindical, a assistência aos profissionais que enfrentam inúmeras dificuldades com um mercado de trabalho desfavorável já há alguns anos, e a defesa do salário mínimo profissional definido pela Lei 4.950-A/1966, que tem sido alvo de ataques frequentes no Legislativo e no Judiciário.
Assegurar o financiamento da atividade sindical é um direito dos trabalhadores e uma importante demanda que a FNE defenderá juntamente com suas entidades, seja nas vias políticas ou negociais.
Para enfrentar esses desafios, a FNE passa a contar com quatro novas diretorias de departamentos. A atualização se deu mediante aprovação na plenária de mudança estatutária, na busca por ampliar a eficiência da federação, quando cerca de 145 delegados deram seu aval, por unanimidade, aos seguintes nomes: José Manoel Ferreira Gonçalves (Departamento de Relações Jurídicas e Legislação), Diego Mizette Oliz (Ação Social e Cidadania), Sebastião Fonseca (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e José Ailton Ferreira Pacheco (Departamento de Assuntos Estratégicos).
Os impactos da pandemia estão presentes na economia e nas formas de trabalho, especialmente do home office. Reflexo disso, e também do uso crescente dos recursos digitais, a cerimônia de posse terá formato híbrico, sendo realizada no Auditório do SEESP, em São Paulo, mas contando com participações online e transmitida diretamente da FNE nas redes sociais.
Conheça a diretoria eleita para a gestão 2022-2025 clicando aqui.
Confira aqui as propostas de trabalho da FNE para o próximo triênio.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: