Apesar dos desafios ainda a serem enfrentados, neste ano, o Brasil comemora o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro – com a saída do Mapa da Fome, o que o recolocou. como referência internacional em políticas públicas nessa direção. Não à toa, a data também é reconhecida no País como o Dia do Engenheiro de Alimentos, profissional fundamental à garantia de produção sustentável e segurança alimentar. Confira artigo do presidente da FNE, Murilo Pinheiro.
————————–
Nesta semana é celebrado o Dia Mundial da Alimentação – 16 de outubro. Apesar dos desafios ainda a serem enfrentados, o Brasil comemora este marco em 2025 com uma notícia alvissareira: a saída do Mapa da Fome, o que o recolocou como referência internacional em políticas públicas que asseguraram esse resultado. Não à toa, a data também é reconhecida no País como o Dia do Engenheiro de Alimentos, profissional fundamental à garantia de produção sustentável e segurança alimentar.
O avanço recolocou o Brasil em patamares de seis anos atrás, revertendo lamentável retrocesso a partir de 2019, como aponta a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). A nova classificação consta do relatório “O estado da segurança alimentar e nutricional no mundo”, produzido por agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgado em julho último.
Embora o Brasil tenha saído do Mapa da Fome, ao atingir o critério de menos de 2,5% da população em condição de subalimentação, ainda há, contudo, muito por fazer para erradicar a insegurança alimentar, que segue a afetar 35 milhões de pessoas no País. No planeta, somam-se 673 milhões (8,2% da população global).
A preocupação é expressa na edição “Hora de avançar – Propostas para uma nação soberana, próspera e com justiça social”, do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento” – FNE com adesão de seus sindicatos filiados.
Em nota técnica para a publicação, Paulo Cruvinel, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destaca a importância das tecnologias, boas práticas e logística para garantir a acessibilidade aos alimentos, fibras e energia. A busca de produção sustentável, com investimento em pesquisa e desenvolvimento, sobretudo em meio às mudanças climáticas, é também elencada no “Cresce Brasil”.
A engenharia é central para alcançar esses resultados e pode contribuir de modo determinante para a garantia de segurança alimentar como política de Estado, não de governo, de modo a evitar eventuais retrocessos no futuro.
Com inovação e ousadia, a expertise dos profissionais brasileiros pode ainda ser colocada a serviço de auxiliar na nobre tarefa de solucionar o grave problema global da fome, uma vez que o País se notabiliza como um dos principais fornecedores de alimentos para o restante do mundo. Aproveitar esse potencial passa necessariamente por assegurar mais e melhores engenheiros no País.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: