Nesta semana, o presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, acompanhado do vice João Leal Vivian e do diretor Diego Oliz, estiveram em Brasília com o objetivo de avançar em pautas de interesse da categoria dos engenheiros e, sobretudo, da sociedade.
Integrando uma comitiva formada por lideranças e entidades sindicais, os representantes do SENGE participaram de uma série de audiências com parlamentares e representantes do governo federal, que demonstraram ampla receptividade à retirada da Trensurb do programa de privatização do Brasil, principal pauta apresentada pelo grupo.
O SENGE-RS também tratou de outras questões igualmente relevantes, como a destinação de recursos para a Extensão Rural, especialmente para a Ascar/Emater-RS. O presidente Cezar destacou que nos últimos anos houve uma redução significativa nos recursos federais para esse fim, não revertida no atual governo até o momento, o que impacta diretamente no desenvolvimento rural do país.
Em audiência com o deputado federal Dionilso Marcon, líder da bancada gaúcha na Câmara, o presidente do SENGE-RS abordou a necessidade de que sejam destinados recursos à Extensão Rural no País, bem como à Emater, como já aconteceu em governos anteriores.
Também foi pauta da audiência a mobilização em defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural e Social no Rio Grande do Sul e da manutenção do certificado de filantropia da Ascar/Emater-RS, em face do agravo que será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça envolvendo uma suposta dívida com o INSS de 1992. A decisão poderá retirar da instituição a condição filantrópica que concede benefícios relativos à apuração e recolhimento de tributos, acarretando em resultado nefasto à sociedade gaúcha.
Cezar buscou sensibilizar o parlamentar no sentido de que a bancada gaúcha interceda em favor da Emater no Rio Grande do Sul, tanto no que se refere a investimentos para fortalecer a atuação da entidade nos diversos municípios onde está inserida, quanto a recomposição dos quadros técnicos para viabilizar este trabalho, refletindo diretamente na segurança alimentar da população, na geração de renda para milhares de famílias e no desenvolvimento do Estado.
Soma-se a isso a importância da entidade para pautas de interesse do governo, como a interdisciplinaridade existente entre a pauta ambiental e a Assistência Técnica e Extensão Rural, e ainda a contribuição fundamental que a Emater pode trazer ao programa estadual de irrigação.
A demanda também foi levada aos deputados federais Bohn Gass, Alexandre Lindenmeyer, ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social do governo, Paulo Pimenta, e às assessorias dos deputados Lucas Redecker, Afonso Hamm, Pompeo de Mattos e Pedro Westphalen.
Contra a privatização da Trensurb: SENGE-RS e demais Sindicatos avançam em Brasília
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:
Social Chat is free, download and try it now here!