O presidente do SENGE, Alexandre Wollman, e os diretores de Negociações Coletivas, Tadeu Rodriguez e Diego Oliz, participaram do ato em defesa da Fase B de Candiota, ocorrido nesta segunda-feira (13). A manisfestação, que reuniu parlamentares, sindicalistas, lideranças locais e comunidade contra o fechamento da Fase B da Usina Termelétrica Presidente Médice, da Eletrobras CGTEE, e contra a privatização da Companhia Riograndense de Mineração, ganhou repercussão na imprensa do RS.
O jornal Sul21 destaca que o movimento teve como objetivo alertar sobre as graves consequências do fechamento da Fase B para toda a cadeia produtiva energética, incluindo indústrias e comércio, e da possível privatização da CRM pelo governo do Estado. “ Segundo o SENGE, a atividade rende em torno de R$ 12 milhões de arrecadação ao município, além das centenas de empregos diretos e indiretos gerados na região, cuja economia já vem enfrentando uma série de dificuldades econômicas nos últimos anos”, salienta a publicação. Clique aqui e leia a notícia.
O Jornal Minuano destaca que o prefeito de Candiota, Adriano Castro (PT), integra o grupo de manifestantes. Segundo a publicação, o prefeito afirma que a prefeitura não apenas apoia, como participa ativamente do movimento. Além de Candiota, outros seis municípios que integram o Consórcio Público de Desenvolvimento Regional dos Municípios da Bacia do Jaguarão (Cideja) – (Aceguá, Hulha Negra, Pedras Altas, Pinheiro Machado, Herval e Piratini) – poderão ser impactados pelo fechamento da usina. Leia a matéria aqui.
No Jornal Folha do Sul, a matéria destaca que o protesto contra desligamento da fase B resultou em novas agendas e que para os próximos dias estão reservadas articulações em âmbitos estadual e federal. Segundo o jornal, o primeiro movimento deve acontecer no dia 20 quando, segundo o deputado Afonso Hamm (PP), o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, deve cumprir uma agenda, na data, com o governador José Ivo Sartori. Isso no Palácio Piratini: “o prefeito de Candiota adianta que uma comitiva da região deve ir até Porto Alegre, na busca por uma audiência com o ministro”, diz a publicação. Clique aqui e leia a notícia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: