No dia 4 de julho, a Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável da Assembléia Legislativa realizou audiência pública para apresentar e discutir os resultados do Programa de Estruturação, Investimento e Pesquisa em Gás Natural, Petróleo e Indústria Naval do RS (PGPIN). O Programa é regido pela Lei 13.710/2011, aprovada no Parlamento gaúcho.
A indústria naval brasileira foi retomada a partir de 2003, ampliando os investimentos e empregos na região de Rio Grande. A preocupação é a formação de um centro tecnológico que não torne a região refém de uma única cadeia produtiva e que, daqui há alguns anos, volte a ficar empobrecida.
O diretor da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan de Pellegrin, afirmou que a indústria oceânica e naval é prioridade estratégica do governo gaúcho em sua política industrial e que o esforço da Agência é no sentido de que o Estado seja percebido pelos grandes investidores, inclusive internacionais. Para isso, estão sendo feitas adequações tributárias, aceleração do licenciamento ambiental e estudos para atração de novos empreendimentos, bem como formação de mão de obra e capacitação de empresas para que atuem como fornecedoras da Petrobras. “Precisamos ter competitividade”, salientou o diretor.
Também participaram do debate o chefe de gabinete do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS (CDES/RS), Itiberê Borba; o coordenador da Câmara Temática de Indústria Naval do CDES/RS, Paulo Neves; a representante da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Suzana Sperry; a professora da Universidade Federal de Pelotas, Ana Karina Scomazzon; o representante do Instituto Federal de Pelotas, Miguel Baneiro; o representante da Superintendência do Porto de Rio Grande, André Arrieche; o representante do Sindicato dos Engenheiros – RS, Hermes Vargas; o conselheiro da Agergs, Ayres Luiz Apolinário; e o professor da UFRGS, Adib Kurban.
Fonte: Agência de Notícias AL
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: