Em uma reunião que durou mais de 13 horas, incluindo momentos de tensão, a comissão especial da Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta sexta-feira (24) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa.
Foram 28 votos favoráveis e 18 contrários ao relatório do deputado Arthur Maia (DEM-BA), favorável à matéria. O texto-base havia sido aprovado mais cedo, no fim da tarde de quinta (23), mas as a votação dos destaques foi até pouco depois de meia-noite.
A proposta altera as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios. Entre os pontos mais polêmicos, o texto aprovado manteve os instrumentos de cooperação com a iniciativa privada e preservou os benefícios de juízes e promotores, como as férias de 60 dias.
Maia disse que seu relatório manteve a estabilidade e os direitos adquiridos dos servidores atuais:
— Todas expectativas de direitos foram preservadas. Esta PEC não atinge nenhum servidor da ativa.
O relator manteve os instrumentos de cooperação com empresas privadas. Esta era uma das principais críticas da oposição, que entende que os convênios poderiam desviar recursos da Saúde e da Educação e prejudicar a qualidade de serviços públicos.
Outro ponto muito criticado foram as regras para contratações temporárias, por até 10 anos. O relator destacou que os contratos temporários terão processo seletivo impessoal, ainda que simplificado, e os contratados terão direitos trabalhistas. O processo seletivo simplificado só é dispensado em caso de urgência extrema.
A sessão no colegiado foi marcada por obstrução de deputados da oposição, que tentaram impedir a análise do texto. A proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos. Ainda não há data marcada.
Confira alguns dos principais pontos da reforma:
Fonte: GZH
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: