Ano passado, no período de 01 a 05 de dezembro de 2010, o Brasil sediou a I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, evento importante para as lutas em defesa da seguridade social, que teve uma participação expressiva do movimento sindical nacional e internacional, fruto do empenho de diversas entidades, em especial da CSA e da CUT, como membros da Comissão Organizadora.
Conseguimos não só debater sobre a seguridade social a partir do mundo do trabalho, da luta em defesa do Trabalho Decente, de combate à informalidade, da implantação da Convenção 102 e das propostas da Plataforma Continental de Seguridade Social, como assegurar nossas diretrizes estratégicas no documento final e um conjunto de propostas nas plenárias por região.
Podemos dizer que ao reunir pessoas de 90 países e 677 delegados representando governos, a sociedade civil e seus distintos movimentos sociais para debater a seguridade social e desenhar estratégias por si só foi um ganho político. Contudo, nossos desafios não se esgotaram nesta atividade, posto que este ano teremos um importante embate na OIT em torno da Convenção 102, cujo conteúdo permanece atual e de extrema relevância.
Além disso, temos também o desafio de avançar na implantação da PLACOSS, em especial na América Latina, tarefa em que as propostas construídas na I Conferência Mundial nas plenárias por região podem contribuir. Em âmbito nacional temos como diretriz estratégica a Plataforma da CUT para as eleições de 2010, onde apresentamos um conjunto de propostas para consolidar o nosso sistema de seguridade social, como parte da nossa disputa por um novo modelo de desenvolvimento.
Informamos que o documento final – Elementos para uma Agenda sobre Sistemas Universais de Seguridade Social e os relatórios das plenárias por região podem ser acessados no site na Conferência http://conselho.saude.gov.br/cm/INDEX.html
Atenciosamente
Quintino Severo
Secretário Geral
Manoel Messias Melo
Secretário de Saúde do Trabalhador
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: