Destaques para cláusulas que buscam o pagamento correto do piso salarial do engenheiro e resgate da carreira, reajustes significativos no vale alimentação considerando a defasagem existente em relação à outras empresas do próprio governo, melhoria de redação na cláusula que libera participação em cursos, seminários e eventos e inserção de cláusula que estabeleça um programa de preparo para aposentadoria com objetivo de valorizar quem está saindo da empresa, preservar o conhecimento institucional e apoiar o colega que queira se dedicar à outras atividades produtivas ou não.
Durante a Assembleia Geral, os colegas mais uma vez manifestaram sua preocupação em relação aos rumos da EMATER, motivo de grande insegurança para todos. Esse sentimento se agrava a cada dia em função da questão orçamentária, do Plano de Demissões Incentivadas (PDI) que pretende enxugar ainda mais um quadro de servidores que já é deficitário, da falta de reuniões de planejamento e de perspectivas para as carreiras.
Neste sentido, a diretoria do SENGE informou a realização do Seminário “Agricultura, desenvolvimento e combate à crise” em 16 de junho com propósito de debater, entre outras questões, o papel do Estado no setor, o que passa pelo provimento de assistência técnica, crédito, infraestrutura e logística e pesquisa, entre outras questões. Será um momento oportuno para tratar da política de Extensão Rural.
Além disso, a diretoria do Sindicato também informou a pretensão de organizar no segundo semestre deste ano um evento específico para debater e encaminhar soluções para a Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul, indo ao encontro do sentimento de enfraquecimento deste serviço, expressado pelos colegas presentes nas diversas assembleias. Azambuja comentou que é preciso um grande debate com um diagnóstico claro da situação, com a identificação do que querem os diversos atores envolvidos no processo, desde agricultores e suas representações, passando por entidades parceiras, pelos municípios, pelo governo federal e pelo próprio governo estadual que deve manter o serviço de ATER conforme prevê o artigo 10 da Lei 14.245/2013. Segundo Azambuja, preocupa o fato de que o governo estadual cortou o orçamento da empresa para 2016 mesmo tendo sido a Extensão Rural considerada uma das prioridades nas nove audiências públicas que a Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembleia Legislativa realizou em todo o interior do Estado em 2015, e este corte está se traduzindo em Planos de Demissões Incentivados – já na terceira edição, projetando um quadro sombrio de possíveis demissões que certamente, se vierem a ocorrer, enfraquecerão o serviço que é essencial para o setor primário do RS, especialmente para a agricultura familiar do Estado.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: