No que depender da mobilização inicial, o movimento dos engenheiros das diversas modalidades, arquitetos, geólogos e geógrafos vinculados à Prefeitura Municipal de Porto Alegre tem tudo para avançar rapidamente e alcançar seus objetivos.
Reunidos no auditório do Demhab, nada menos do que 120 profissionais de todas as secretarias e autarquias deram uma significativa demonstração da disposição de mobilização da categoria. Afinal, a causa é mais do que justa. Em pauta, remuneração e responsabilidade técnica.
Depois da abertura dos trabalhos, o Engenheiro Eduardo Fleck (DMLU) apresentou aos presentes um relatório que demonstrou diversas situações que confirmam que a remuneração dos profissionais da Prefeitura, em comparação com os justos vencimentos de outras categorias de servidores, encontra-se em flagrante defasagem. Acrescente-se a isso a responsabilidade técnica que amplia ainda mais a sensação de injustiça.
Conclamando todos à mobilização pela criação de legislação específica que estabeleça compensação financeira aos riscos inerentes à atividade, Fleck destacou ainda que, mesmo atuando com riscos e responsabilidades infinitamente menores, outras categorias da administração da Capital já são beneficiadas por este tipo de proteção, o que favorece e justifica o pleito dos engenheiros, arquitetos, engenheiros agrônomos, geólogos e geógrafos do Município.
Dirigindo a mesa de trabalhos, o Engenheiro Sérgio Brum (SMOV), destacou de forma taxativa o papel do Sindicato dos Engenheiros como condutor do processo que se inicia. Por sua vez, o presidente do SENGE, Engenheiro José Luiz Azambuja, informou que a Assessoria Jurídica da entidade já analisa a minuta do Projeto de Lei que cria a Verba de Responsabilidade Técnica.
Ao colocar a estrutura e a capacidade operacional do Sindicato à disposição dos colegas, Azambuja ressaltou que o SENGE vem para somar-se aos esforços dos profissionais na busca pelos resultados. Para tanto, indicou o Engenheiro Elton Luis Bortoncello, diretor do Sindicato, para acompanhar as discussões junto aos diferentes setores de trabalho, bem como as demandas e as iniciativas necessárias ao desenvolvimento da mobilização.
Durante sua manifestação, Azambuja ressaltou o caráter não corporativista do movimento, lembrando que a valorização das carreiras, associada à prevalência da responsabilidade técnica, vai ao encontro das expectativas da sociedade para com a qualidade dos serviços públicos, dos quais os profissionais de nível superior da área tecnológica fazem a linha de frente.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: