A robótica educacional tem se consolidado como um dos grandes impulsionadores para a formação de futuros engenheiros no Brasil. Dados recentes do Serviço Social da Indústria (SESI) mostram que cerca de 43% dos jovens que estudam e participam das competições de robótica têm interesse em seguir carreira na engenharia. A segunda área com mais cobiçada é ciências da saúde – medicina, enfermagem e farmácia – assinalada por 20% dos alunos.
O levantamento consultou mais de 1,4 mil estudantes, com idades entre 10 e 19 anos, que participam do 7º Festival SESI de Educação, em Brasília.
O Brasil enfrenta um desafio particular para formar profissionais em áreas tecnológicas, sobretudo em engenharia. Segundo o Censo de Ensino Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023, cursos de engenharia, produção e construção tiveram o menor número de matrículas em mais de uma década: 894.414. É o menor volume desde 2011, que registrou 778.172 novos alunos.
Desde 2019, o Brasil experimenta uma trajetória de queda no número de pessoas formadas nesses cursos. Os dados mais recentes mostram 119.290 concluintes, bem distante do pico de formação no país, em 2019, em que 163.311 profissionais chegaram ao mercado.
Fortalecer o ensino de robótica desde a base escolar pode ser um dos caminhos mais eficazes para suprir essa demanda por profissionais em setores estratégicos do país.
“É essencial preparar os jovens desde cedo com habilidades como pensamento crítico, lógica e trabalho em equipe. A indústria demanda profissionais mais qualificados e inovadores, e iniciativas como as do SESI e SENAI são fundamentais para reduzir essa lacuna e formar os talentos que o mercado precisa”, destaca o superintende de Educação do SESI, Wisley Pereira.
Dentre as disciplinas abordadas nas aulas de robótica, os alunos afirmaram que engenharia (29%), programação (20%) e pesquisa (18%) são as que mais gostam e tem facilidade.
Robótica educacional ensina soft skills para o futuro do trabalho
A pesquisa ainda apurou que estudantes de robótica aprimoram outras competências essenciais para carreira profissional, independente da área que desejam seguir. Entre as habilidades mais mencionadas estão:
Mercado de trabalho demanda mais de 130 milhões de engenheiros
Para atender a demanda do mercado, o Brasil precisa qualificar 130.366 milhões de profissionais em engenharias de 2025 a 2027, segundo o Mapa do Trabalho Industrial. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) leva em conta a necessidade de qualificar pessoas do zero e de requalificar profissionais que já estão no mercado.
O Mapa mostra que há oportunidades para engenheiros civis; engenheiros de produção, qualidade e segurança; engenheiros eletricistas e eletrônicos; engenheiros mecânicos; engenheiros químicos; engenheiros de controle e automação, engenheiros mecatrônicos; engenheiros ambientais; engenheiros de minas; engenheiros metalurgistas e de materiais; engenheiros de alimentos; engenheiros agrimensores e engenheiros cartógrafos.
Fonte: Portal da Indústria (https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/robotica/ensino-de-robotica-nas-escolas-impulsiona-jovens-para-engenharias/)
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: