“Quanto custa ter de lidar com as consequências de algo que poderíamos ter evitado?” A pergunta feita pela engenheira Civil e Higienista Ocupacional, Berenice Isabel Ferrari Goelzer, tem caráter meramente retórico, mas serve de alerta para o que não está explícito quando se trata de saúde ocupacional. Especialmente na Construção Civil, em que acidentes de trabalho costumam ser a principal preocupação de profissionais, a doença ocupacional acaba se tornando “invisível” e, por não ser tão óbvia, não recebe muita atenção. Não significa, porém, que seja menos grave. Como frisou a engenheira durante o Ciclo de Palestras SENGE realizado na noite ddessa segunda (10), na Inglaterra já há estudos evidenciando que é a doença ocupacional (e não os acidentes de trabalho) o principal fator desencadeante de mortes entre trabalhadores da Construção Civil.
O Ciclo de Palestras SENGE é uma iniciativa do Sindicato dos Engenheiros para promover o debate de temas ligados à Engenharia e de interesse da sociedade. Conforme destacou na abertura do evento a diretora de Apoio e Qualificação do SENGE, engenheira Nanci Giugno, os eventos do SENGE têm o objetivo de trazer a visão de especialistas sobre assuntos relevantes para os profissionais de engenharia e que acabam, inevitavelmente, impactando no desenvolvimento da sociedade.
Para o evento dessa segunda-feira (10), que atraiu dezenas de profissionais ao Auditório do SENGE, a ministrante da palestra “A importância da Saúde Ocupacional na Indústria da Construção Civil” não poderia ser mais qualificada para abordar o assunto. Como cientista responsável por Higiene Ocupacional em nível internacional na Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra por 25 anos, a engenheira Berenice é Master em Saúde Pública e Higiene Industrial pela Universidade de Michigan, tendo realizado cursos nas universidades de Pitsburgo e na Carolina do Norte, onde trabalhou em projeto de pesquisa, e, entre outras conquistas, foi premiada internacionalmente com o “William P. Yant Award” (Washington, D.C., 1996) e o “Life Achievement Award” da IOHA – Associação Internacional de Higiene Ocupacional (Bergen, Noruega, 2002).
Durante a palestra, a engenheira destacou dados de pesquisas elaborado pelo mundo todo estabelecendo o nexo causal entre trabalho, especialmente o de empregados no setor da construção civil, e o desenvolvimento de doenças. Entre os fatores citados, a exposição a elementos químicos, como amianto, sílica, o pó de alguns tipos de madeira que, descobriu-se, são cancerígenos, fumos de solda, chumbo, e o cromo presente nas luvas de couro que, quando molhadas, liberam a substância na pele.
Para a especialista, a importância de promover ações preventivas mais eficazes nessa área é enorme, uma vez que o custo da não prevenção é muito alto, e as consequências, por vezes, irremediáveis. “Todo o gasto do sistema de saúde para uma doença que é prevenível é um absurdo”, frisou. Citando a tragédia ocorrida em Brumadinho, ressaltou que os problemas gerados se estendem para áreas que vão além da esfera da saúde ocupacional, atingindo a saúde pública, a economia, o meio ambiente, entre outras.
Para Berenice, é importante observar que este é um assunto que está tomando a atenção da Comissão Europeia. O desafio maior, destacou, é que a tecnologia se desenvolve com maior rapidez do que os problemas de saúde. “Veja o caso do amianto, que por muitos anos foi a solução dos nossos problemas”, lembra, reforçando a ideia de que a recomendação é sempre adotar o princípio da precaução sempre que não houver estudos suficientes para se certificar sobre possíveis riscos à saúde.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:
Social Chat is free, download and try it now here!