Comandado pelos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Oppitz, o programa discutiu a intenção do governo estadual de privatizar a CEEE, CRM e Sulgas, com estimativa de recebimento de R$ 3 bilhões pela venda das três empresas juntas. Participou também do debate o deputado estadual Juvir Costella (PMDB).
Durante o programa, Carrion rebateu os dados que vêm sendo divulgados pelo governo e que foram mais uma vez sustentados pelo Executivo durante entrevista coletiva realizada na manhã de quarta-feira (5), no Palácio Piratini.
“A CEEE é uma sociedade de economia mista, com obrigações perante o mercado de capitais, e que agora corre sério risco de penalização Bovespa e na Comissão de Valores Mobiliários devido a repercussão negativa dos noticiários que afetam a estabilidade do mercado até para operações de financiamento, inclusive aquele feito pela empresa junto ao BID e a Agência Francesa de Desenvolvimento em 2012. Esta foi uma conquista, aprovada por unanimidade no parlamento naquela ocasião, tem garantia soberana e contra garantia do Estado exatamente na planta elétrica, numa verdadeira certificação técnica e financeira internacional”, explicou Carrion.
Em relação ao prejuízo divulgado pelo governo, Carrion explicou que a CEEE precisa ser vista como um Grupo, e rebate os argumentos de que precisam ser injetados recursos públicos para a estabilidade econômico-financeira da Companhia. Citou o Projeto de Lei 260/2016, de autoria do deputado estadual Ciro Simoni (PDT), que busca dar efetividade ao plano de recuperação através da alienação de ativos em participações minoritárias para capitalizar a CEEE-D. A medida cria uma solução positiva para as finanças da empresa buscando a solução em si mesma, através da transferência entre as duas subsidiárias da holding, e evitando assim aportes do governo.
“A CEEE possui solução dentro do próprio Grupo, através da sua participação em Sociedades de Propósito Específico. O Estado parece preferir tratar apenas da coluna da despesa, e não dos investimentos do Grupo como um todo, a partir de uma visão empresarial”, afirmou o ex-presidente Carrion. “Foram feitos investimentos da ordem da R$ 2 bilhões entre 2012 e 2016, e a empresa foi premiada como a concessionária que mais investiu no Brasil. Como podem questionar a capacidade da CEEE?”
Clique nos links abaixo para ouvir a íntegra da entrevista no programa Esfera Pública:
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: