A realocação compulsória já estava prevista no Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União de 1990, mas a portaria que regulamenta a lei só foi publicada nesta quarta.
A medida se aplica a servidores concursados e comissionados, que podem ser remanejados livremente entre quaisquer autarquias, ministérios, fundações e empresas públicas cujo custeio seja feito pelo governo. Cerca de 1,2 milhão de servidores estão sujeitos aos termos da nova regra.
A portaria não vale para empresas mistas ou para aquelas autônomas em relação ao Tesouro Nacional, como o Banco do Brasil e o BNDES: nestes casos, o órgão de origem precisará autorizar a remoção.
Segundo o Ministério do Planejamento, a medida permite a transferência de servidores para órgãos que enfrentam falta de pessoal e reduz a necessidade de novas contratações por concursos públicos.
No entanto, a reestruturação do setor público não pode ocorrer de forma compulsória, obrigando de forma unilateral os profissionais mudarem de vida, a qualquer tempo, desconsiderando especificidades. Ainda que certos órgãos estejam lidando com certo excedente de pessoal, porque tiveram parte de suas funções suprimidas, e outros absorveram novas funções e têm necessidade de reforço das suas equipes, é importante ressaltar que as medidas devem ser discutidas com os servidores e seus representantes sindicais.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: