Na foto, o membro do Conselho Técnico Consultivo do SENGE, Adinaldo Soares de Fraga, e os vereadores Sofia Cavedon e Marcelo Sgarbossa em reunião com o procurador-geral do MPC, Geraldo Da Camino (Crédito: Luis Carlos Almeida/Divulgação)
Nesta quarta-feira (21) o procurador-geral do Ministério Público de Contas do RS, Geraldo Da Camino, expediu medida cautelar ao prefeito Nelson Marchezan a fim de que sejam explicadas a situação deficitária do quadro de pessoal do DMAE e a perda de autonomia de gestão.
A representação foi protocolada pela Frente Parlamentar em Defesa do DMAE, instaurada na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
No dia 25 de outubro, o SENGE expediu cartas ao presidente da Câmara, vereador Valter Nagelstein, da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul (Cefor), vereador João Carlos Nedel, e a todos os líderes de bancadas. No documento o Sindicato solicitou atenção especial para que o DMAE seja preservado e reforçado na sua estrutura para atender à demanda especialmente quanto aos investimentos no sistema de esgotos da cidade de Porto Alegre.
Naquela oportunidade, o SENGE também manifestou contrariedade à postura do diretor-geral do DMAE, Darcy Nunes dos Santos, que durante reunião na Cefor defendeu a concessão do serviço de esgoto à iniciativa privada sob a alegação de falta de recursos. Nas cartas aos vereadores, o Sindicato salientou que, ao contrário do que foi dito pelo gestor do DMAE, a conta fecha sim, bastando para tanto que sejam tomadas as providências no tempo correto, com a disposição necessária para enfrentar os desafios inerentes ao cargo e a responsabilidade em relação ao DMAE e a sociedade porto-alegrense.
Além da medida cautelar, o Ministério Público de Contas também instaurou uma Inspeção Especial para apurar as denúncias. O órgão requer que o prefeito abstenha-se de praticar atos que, interferindo na autonomia da autarquia, possam afetar o DMAE, e que o diretor geral do Departamento adote providências a fim de evitar riscos de comprometimento e interrupção da prestação adequada dos serviços públicos de água e esgoto.
A vereadora Sofia Cavedon, integrante da Frente Parlamentar em Defesa do DMAE na Câmara de Vereadores, destaca a contradição do governo sobre as receitas e investimentos da autarquia, citando o Programa Integrado Socioambiental (Pisa) e o represamento de demandas pelos atuais problemas estruturais do departamento, fazendo com que os investimentos ficassem muito aquém do necessário nos últimos dois anos. A vereadora ressalta ainda o processo de redução do funcionalismo na autarquia, deficitário em cerca de 2 mil cargos.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: