A presença das mulheres engenheiras, engenheiras agrônomas e geocientistas tem crescido nas universidades e no mercado de trabalho de todo o País. Os números do último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação (2018) demonstram que, em algumas áreas da engenharia, as mulheres chegam até mesmo a ser maioria nas salas de aulas das universidades.
De acordo com o estudo, as mulheres já são maioria em seis cursos: Engenharia de Alimentos (62,9%), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (59,4%) e Engenharia Têxtil (53,6%), Engenharia Química (50,8%), Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (50,4%) e Engenharia Ambiental e Sanitária (50,2%). Nas demais engenharias (Civil, Mecânica e Elétrica), os homens ainda são maioria, mas a participação feminina é maior a cada apuração.
Segundo balanço do próprio Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), entre 2016 e 2018, o número de registro anual de mulheres engenheiras no Sistema cresceu 42%, o que demonstra que essas profissionais estão mais presentes também nos mercados. Para o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, "cada dia mais é possível verificar que as mulheres têm assumido posições de lideranças em organizações dos setores públicos e privados, inclusive em cargos estratégicos para o desenvolvimento do País.
Nos textos a seguir, vamos contar a história de 27 profissionais da engenharia e das geociências, uma de cada estado brasileiro. São mulheres dos diversos setores, com atuações profissionais e perfis pessoais variados. Os depoimentos dão conta da grande diversidade do setor, da competência e da garra dessas mulheres, cujas habilidades estão fazendo o diferencial e ajudando o País em áreas estratégicas para o desenvolvimento social e econômico.
Um dos fortes aliados dessas profissionais é o Programa Mulher do Sistema Confea/Crea, criado para "fomentar a elaboração de políticas atrativas para mulheres engenheiras, agrônomas e da área das geociências dentro das diversas entidades de classe e Conselhos Regionais, a fim de ampliar a participação feminina de forma protagonista em todas as esferas do sistema profissional".
Nanci Giugno, Engenheira Civil, Rio Grande do Sul
Nanci Begnini Giugno é uma profissional conhecida e respeitada na história da Engenharia Civil no Rio Grande do Sul (RS). Atualmente, ela é diretora de Qualificação Profissional do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (Senge-RS), onde também coordena o Grupo "Mulheres na Engenharia", que visa ampliar e valorizar os espaços de participação das mulheres. Formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em engenharia civil, Nanci começou a vencer as barreiras de gênero ainda durante a faculdade, quando convivia com mais de 100 colegas homens. Hoje, ela avalia que começar a trabalhar como auxiliar técnica ainda no segundo ano do curso foi fundamental para a sua carreira profissional, porque pôde "conviver com engenheiros, participar de reuniões de trabalho e de palestras técnicas, ser desafiada em trabalhos de campo e na elaboração de relatórios, bem como a trabalhar em equipe". A Fundação de Planejamento Metropolitano e Regional do Rio Grande do Sul (Metroplan) foi onde ela construiu grande parte da sua carreira. Começou como auxiliar técnica, engenheira, coordenadora de área e gerente até chegar a diretora técnica. Suas atividades se concentraram em programas, planos e projetos de infraestrutura urbana, saneamento e meio ambiente, desenvolvimento urbano e regional e uso e ocupação do solo.
Nanci sempre foi muito atuante e presente nas agendas dos setores públicos e privados ligados à engenharia do RS. Nesse sentido, aceitou o desafio de comandar o Departamento de Recursos Hídricos do Estado (DRH) e ser presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Lago Guaíba em Porto Alegre. Após anos de formada, voltou à UFRGS para fazer Mestrado em Planejamento Urbano e Regional. Como voluntária, exerceu por dois mandatos a presidência da seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes). Os anos de experiência na profissão respaldam sua avaliação de que pouco a pouco, mesmo enfrentando inúmeras dificuldades, as mulheres vêm conquistando espaços nas diversas áreas das engenharias. Ela defende a construção de "uma pauta com o olhar feminino sobre a participação das engenheiras a partir de sua capacidade intelectual, de sua competência e liderança, de suas conquistas tecnológicas e da inserção no mercado de trabalho".
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: