Passados 18 meses desde o início do movimento de valorização das carreiras dos engenheiros, arquitetos, geólogos e geógrafos da Prefeitura de Porto Alegre, mais de 180 profissionais estiveram reunidos em assembleia no SENGE na tarde desta terça-feira (11). Na pauta, analisar a proposta encaminhada pelo Executivo que cria a Gratificação de Responsabilidade Técnica na Administração Municipal.
Já a partir das primeiras manifestações ficou claro que a formulação apresentada pelo Governo ficou muito aquém do patamar necessário para se alcançar a isonomia com outras categorias do Município já contempladas com semelhante gratificação, inclusive, sem necessidade de avaliação por desempenho. Na sequência da assembleia, foram analisadas e votadas alternativas de encaminhamento.
A categoria decidiu aprovar parcialmente a proposição, definindo uma contraproposta em pontos específicos, entre eles, a ampliação do índice da parcela variável com pagamento integral até a vigência dos critérios de produtividade e a criação de um Comitê Paritário para definição das metas composto por profissionais do quadro e de formação equivalente a dos servidores avaliados.
O resultado da Assembleia foi formalmente apresentado ao Secretário Busatto e ao Prefeito Fortunatti na tarde da quinta-feira (13), oportunidade em que um grupo significativo de colegas acompanhou o presidente do SENGE José Luiz Azambuja e outras lideranças do movimento no encontro ocorrido na Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, no Paço Municipal.
Nova reunião de negociação que estava agendada para o dia 19 foi remarcada pela PMPA para o dia 26 de outubro.
Abono
Antes, em 05 de outubro a Câmara de Porto Alegre aprovou o projeto de lei do Executivo criando o abono de R$ 500,00, retroativo à 1º/06/2011, previsto no acordo que em junho pôs fim ao chamado “Movimento de Liberação Zero”.
Do mesmo valor ao concedido aos médicos do Município, o Abono irá beneficiar os servidores detentores de cargos efetivos de Engenheiro, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Florestal, Engenheiro de Operações, Engenheiro Químico, Arquiteto, Geólogo e Geógrafo ativos da Administração Centralizada, das Autarquias e Fundações Municipais.
No entanto, aqueles que estiverem em exercício na Secretaria Municipal da Fazenda, nos gabinetes de Programação Orçamentária, de Planejamento Estratégico, do Prefeito, na Procuradoria-Geral do Município e na Secretaria Municipal da Saúde, não serão beneficiados, por já receberem gratificações específicas relativas ao desempenho de suas atividades.
Por outro lado, o texto aprovado veda a incidência sobre o Abono de quaisquer outras gratificações e vantagens, como a gratificação natalina e o terço constitucional de férias. Da mesma forma, não é incorporável aos vencimentos e proventos de aposentadoria.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: