O dia 01 de janeiro marca a posse de milhares de prefeitos por todo o país. A partir desta data, renovam-se as esperanças da população e dos setores produtivos por melhorias na qualidade dos serviços e das estruturas públicas, tarefa difícil e ao mesmo tempo urgente.
Porém, há um debate que se apresenta de forma permanente e que perpassa de uma administração a outra: afinal, qual o papel do Estado e das prefeituras num universo de estruturas públicas complexas, interesses privados vorazes e de latente necessidade de investimentos e modernização para enfrentamento das demandas represadas e dos desafios do futuro?
Se de um lado é válida a análise da necessidade da participação ou não dos governos nas estruturas produtivas e de serviços, também é necessário estabelecermos limites e critérios para mensurar a prevalência da abordagem ideológica tanto nas privatizações quanto na obstaculização dos processos.
O Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul possui um histórico de defesa da técnica como embasamento necessário para a tomada de decisões políticas em todas as esferas, inclusive e particularmente no setor público, nas empresas públicas, nas autarquias e nas fundações.
Não podemos admitir que, passados 20 anos desde a virada do milênio, as atuais estruturas permaneçam formatadas e operando como se ainda estivessem em 1980. Por outro lado, como justificar a liquidação do patrimônio público através da venda de estatais lucrativas, estratégicas e acima de tudo capazes de entregar serviços de indiscutível qualidade?
Também merece atenção máxima a transferência para a iniciativa privada de serviços públicos essenciais como saneamento, energia, assistência técnica e extensão rural, infraestrutura, entre outros. Se a busca pelo lucro, que venha remunerar o investimento feito pelos acionistas, for preponderante, em detrimento ao chamado interesse público, todos os sinais de alerta precisam ser acionados.
No entanto, a busca por formulações que viabilizem parcerias público/privadas, que facilitem o realinhamento orçamentário e a redução do passivo financeiro, e acima de tudo, que preservem os direitos trabalhistas dos profissionais destas organizações, são fatores que não podem ser desconsiderados.
A ampliação da capacidade de investimentos por parte do Estado e de suas empresas públicas é uma prioridade a ser enfrentada. No entanto, é nítida a intenção de corroer deliberadamente a capacidade operacional das companhias para a redução de seus valores de mercado, e assim torná-las atrativas para os investidores. Na verdade, o que se vê, é que esta política de desprestígio provoca o afastamento de um bom número destes investidores privados, favorecendo grupos bastante definidos e recorrentes, numa espécie de jogo de cartas marcadas.
As privatizações desenfreadas são processos também carregados de ideologia, nos quais a opinião pública é bombardeada por relatos desabonadores: água que falta, energia interrompida por dias após a passagem de um tornado, salários de servidores e privilégios, são ingredientes frágeis de uma receita requentada.
Já os gigantescos serviços prestados pelas empresas públicas e autarquias, hoje e no passado, os avanços e o papel do corpo técnico, que retiraram o Rio Grande do Sul e Porto Alegre da pré-história em termos de energia e saneamento, por exemplo, são invariável e propositadamente encobertos. São até mesmo sabotados pelos próprios gestores públicos e conduzidos ideologicamente no caminho do sucateamento e da liquidação barata, ao invés da adoção de práticas de gestão modernas e saneadoras do equilíbrio financeiro das empresas impondo, dessa forma, prejuízos a toda a sociedade.
DIRETORIA DO SENGE
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: