Colegas,
O dia 19 de dezembro de 2020 marca o encerramento de um importante ciclo na minha carreira profissional e na trajetória que segui como dirigente sindical ao longo dos últimos nove anos de trabalho, dedicação exclusiva e diuturna ao Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul.
Inspirado pelo apoio e pelo talento de dezenas de colegas diretores que participaram, ao meu lado e pela nossa categoria, dessa jornada empolgante, e contagiado pela força vital que recebia todos os dias do qualificado quadro de funcionários da nossa entidade, volto as atenções para novos projetos, na certeza de ter deixado marcas indeléveis na história de 78 anos do SENGE. São conquistas que divido com todos os diretores e com cada um dos mais de 15 mil associados da nossa entidade representativa.
Como diretor-presidente de 2014 a 2020 e de 2011 a 2014 como vice-presidente, tive a oportunidade de conduzir um sindicato que, no sentido inverso da maioria das entidades sindicais deste País, ostenta uma espiral positiva e constante de crescimento em todas as dimensões, em todos os indicadores e em todos os vieses de análise e avaliação.
Em meio a ameaças e turbulências que no Brasil de hoje colocam em risco as relações de trabalho, as carreiras profissionais e as oportunidades para milhares de engenheiros, afirmo que repassarei à Gestão 2020-2023 a condução de um SENGE ainda mais forte, ainda mais unido e capacitado ao enfrentamento dos desafios do futuro, com absoluta consistência financeira, administrativa e institucional.
O legado de todo esse trabalho permanecerá marcado na narrativa de experiências perpetradas pela gestão que se encerra, através de iniciativas de vulto lideradas por mim e pelos diversos colegas diretores, aos quais reconheço, com profunda gratidão, o companheirismo, espírito de equipe, o compromisso e a lealdade para comigo e, acima de tudo, para com o Sindicato e seus representados.
Construímos e consolidamos um sindicato plural, que reúne profissionais das mais diversas origens, perfis, opiniões, objetivos e expectativas. Toda esta diversidade obrigou o Sindicato dos Engenheiros a desenvolver um modelo próprio de sindicalismo, que vem referenciando outras entidades por todo o território nacional. Nossa pluralidade, que em princípio pode parecer um obstáculo intransponível, é exatamente nossa maior virtude, nosso maior patrimônio. Esse talvez seja o maior legado que devemos nos comprometer em sublinhar às futuras gerações de engenheiros que, com certeza, irão conduzir o SENGE-RS por outros ciclos de 78 anos.
Ao longo desses nove anos de trabalho na Diretoria Executiva tive a honra de levar o nome da entidade a todos os cantos do estado e ao reconhecimento e destaque a nível nacional dentre todos os sindicatos de engenheiros do país.
Neste trabalho, consolidamos a presença do SENGE em dezenas de universidades, pleito histórico da nossa categoria. Ao participarmos de palestras, formaturas, semanas acadêmicas, aulas inaugurais, eventos, parcerias, cursos de qualificação, a criação do Núcleo Jovem Engenheiro, entre outras ações, deixaremos a marca e o papel do Sindicato gravados nos corações e nas mentes de milhares de jovens acadêmicos, futuros profissionais e docentes das instituições visitadas. Mais do que isso, levamos a eles a importância da Lei 4950-A/66 que estabelece o Salário Mínimo Profissional, base tanto para a luta pela valorização de todas as carreiras, quanto para boa parte da viabilidade do movimento sindical do engenheiro.
As vitórias obtidas pelo SENGE na conquista do SMP aos colegas que atuam no setor metal-mecânico do RS, ao lado das mobilizações pela valorização profissional dos engenheiros de dezenas de prefeituras através da Gratificação por Responsabilidade Técnica, marcarão para sempre a gestão que se encerra.
Poderíamos elencar inúmeras ações que fizeram o SENGE ser lembrado e reconhecido não só entre os seus representados, como também pela sociedade, gestores públicos e pela mídia. A promoção de dezenas de eventos técnicos, o apoio a outros tantos, o engajamento institucional em diversas bandeiras, são pontos marcantes a serem destacados. Os investimentos na área de qualificação profissional, a criação de novas diretorias, a presença no interior do estado, a consolidação do Conselho Técnico Consultivo e das demais instâncias do Sindicato, nossa representatividade no CREA-RS e outros órgãos consultivos como o Conselho Estadual de PPCI, o Conselho do Plano Diretor de Porto Alegre e dos Comitês de Bacias Hidrográficas, ilustram os avanços obtidos graças ao trabalho de todos.
Nestes nove anos, as decisões de forma colegiada e o profissionalismo do corpo funcional foram direcionados pelas diretrizes e metas trilhadas pelo planejamento estratégico revisado permanentemente, elevando ainda mais a reputação da nossa entidade, posição confirmada nas diversas pesquisas promovidas neste período.
Hoje, é possível afirmar que o desafio é, no mínimo, mantermos o SENGE neste degrau, considerando o cenário econômico, político, legal e social imposto ao Brasil, agravado ainda mais pela pandemia e pelos novos paradigmas dela decorrentes.
Alcançamos estes patamares a partir de uma base administrativa e financeira responsável e profissionalizada. De maneira constante, buscamos sempre as melhores assessorias, promovemos investimentos em modernização do atendimento ao associado, criamos novos benefícios, ampliamos nossa comunicação com os representados e com a sociedade, fomos além, ousamos, desafiamos em primeiro lugar a nós mesmos. Superamos as expectativas: continuamos crescendo, continuamos sólidos e seguiremos em frente.
Por fim, agradeço pela compreensão e pelo apoio que recebi dos meus familiares, em todas as horas, todos os dias e em todos os momentos nos quais a família cedeu espaço e tempo à tarefa de condução do Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul.
Reitero aqui meus sinceros agradecimentos aos colegas que estiveram conosco ao longo desta jornada, aos associados, funcionários, parceiros e fornecedores do SENGE-RS. Sem vocês, nada teria sido feito. Divido com vocês minha satisfação pessoal pelo muito que construímos.
Da mesma forma, quero saudar a nova gestão que se inicia, desejando a todos os diretores meus cordiais votos de sucesso nesta empreitada, na certeza de poderem continuar merecendo a confiança a nós sindicalistas, depositada pelos colegas representados e pela sociedade gaúcha ao longo dos 78 anos de história do SENGE do Rio Grande do Sul.
Muito obrigado,
Alexandre Mendes Wollmann
Engenheiro Mecânico
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: