Segundo ele, um dos desdobramentos da lei é a autorização para que “externalidades” sejam taxadas. “A principal externalidade do trânsito é o congestionamento. A exemplo do que fazem Cingapura, Estocolmo e Londres, as cidades brasileiras podem taxar os motoristas que circulam em horários de pico”, argumenta Lindau. Mas lembra que a proposta deve ser acompanhada da qualificação do transporte público oferecido ao cidadão.
Lindau diz que a proposta não é criar um pedágio urbano, ou multar quem sair com o carro em um determinado horário, mas criar um sistema de controle eletrônico dos veículos e taxar aqueles que ficarem presos em engarrafamentos. “Você saberá que sair naquele horário tem um custo e poderá escolher se sai ou não. Quem pegaria o carro para andar duas quadras até a padaria já não sairá. Reduzir o fluxo em 20% ou 30% é o que precisamos”, afirma ele.
Para Lindau, que atualmente auxilia os projetos de implantação de BRTs em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, a indefinição dos detalhes, como o modelo do ônibus que será usado pelo BRT em Porto Alegre não permite ainda avaliar a qualidade dos serviços que resultarão da proposta. “A ideia do BRT, que era a essência do projeto Portais da Cidade está presente, mas não dá para se dizer se aqui será um sistema de alta eficiência”, afirma ele. Lindau diferencia os sistemas BRT pelo tamanho dos veículos, pelas possibilidades de ultrapassagem entre os ônibus e pela velocidade média alcançada.
Caderno Logística – Jornal do Comercio
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