Biometano e descarbonização foram tema do segundo painel do evento Painéis da Engenharia, realizado pelo SENGE-RS nesta quarta-feira (11). Com o patrocínio do CREA-RS, o evento foi realizado em homenagem ao Dia do Engenheiro, celebrado no mesmo dia.
A professora da UFRGS, Lorena Fleury, falou sobre a transição energética e a descarbonização sob uma perspectiva sociológica. Ela destacou a importância de discutir esses temas de forma multidisciplinar, já que questões técnicas e sociais estão intrinsecamente conectadas. Fleury introduziu o conceito de “imaginários sociotécnicos”, sugerindo que as decisões tecnológicas, como a escolha de uma matriz energética, refletem desejos coletivos sobre o futuro e a sociedade que se deseja construir. Ela também explorou o conceito de “Antropoceno”, que descreve a época geológica em que a humanidade se tornou uma força transformadora da Terra, responsável por mudanças climáticas.
Fleury chamou a atenção para a necessidade urgente de mudanças estruturais devido ao impacto humano nas mudanças climáticas, sendo a transição energética e a descarbonização soluções essenciais. No entanto, ela questiona como essas mudanças são implementadas, destacando a possibilidade de uma transição energética injusta, que pode perpetuar desigualdades.
Ela argumenta que, em vez de promover uma verdadeira transformação nas relações entre sociedade e natureza, a descarbonização pode ser reduzida a uma mudança superficial, beneficiando os mesmos grupos e mantendo as desigualdades. A proposta é que a transição energética deve ser vista como um projeto coletivo de sociedade, que envolva uma mudança profunda nas relações de poder e recursos.
O pesquisador da Embrapa, Airton Kunz, destacou a importância de uma cadeia de produção estável e segura. Segundo ele, o biogás está se tornando um componente forte em soluções energéticas, com grande potencial de produção, e a demanda por metano tem impulsionado a expansão da indústria
Kunz enfatizou a importância da segurança no fornecimento para a produção de biometano. Afirmou também que o Brasil tem grandes oportunidades de combinar culturas energéticas e resíduos para otimizar a produção de biogás, e que a Embrapa tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias para apoiar essa cadeia, como o uso de reatores e simulações de processos.
Além disso, o pesquisador abordou a questão dos resíduos gerados pelo processo, como o digestato, que pode ser aproveitado como biofertilizante ou até mesmo, de forma experimental, para a produção de cerveja. “Fizemos cerveja do digestato, garantindo o padrão de qualidade”, explicou, demonstrando que a inovação na utilização dos subprodutos do biogás é possível.
Ele finalizou destacando a importância de entender as “realidades regionais” para o sucesso da implementação de biogás no Brasil, afirmando que “cada região tem suas particularidades, e o biogás deve ser inserido de forma estratégica”.
A mediação do painel foi realizada pelo vice-presidente do Sindienergia-RS, Rafael Salamoni.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: