Fonte: Agência RBS
A Polícia Federal estima que o vazamento de óleo ocorrido no mar de Tramandaí na última quinta-feira seja 17 vezes maior do que o divulgado pela Transpetro. A subsidiária da Petrobras estimou que 1,2 metro cúbico da substância foram despejados no mar, o que corresponde a 1,2 mil litros. Para a PF, no entanto, o volume foi de 20 metros cúbicos.
Pela manhã, a PF anunciou que abriu inquérito para apurar o suposto crime ambiental. A Transpetro vai ser investigada por causar poluição em níveis que acarretem danos à saúde humana, com a agravante de impedir o uso das praias, que são públicas.
Especialista em desastres ambientais, o técnico do Ibama Marcelo Amorim também contesta o dado fornecido pela Transpetro sobre o volume do vazamento. Amorim explica que o mangote por onde escapou o petróleo teria uma vazão de 1 mil litros por segundo.
— Seria como se o vazamento tivesse durado um único segundo — refuta ele, coordenador de Atendimento de Emergências Ambientais do Ibama, que foi deslocado de Brasília para atuar na operação em Tramandaí.
Por meio de nota, a Transpetro garantiu que seus cálculos foram baseados "em inspeção visual e em tabelas de medição internacionalmente adotadas". Informou, ainda, que a prioridade inicial era combater a emergência — os dados definitivos, conforme a companhia, serão divulgados após o fim das apurações.
O Departamento de Qualidade da Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Estado (Fepam) verificou que não há mais quantidade significativa de óleo na água e liberou o banho de mar nas praias de Tramandaí e Imbé a partir desta segunda.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: