Nesta quarta-feira (18), o presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, foi recebido na sede das Comisiones Obreras (CCOO) em Madrid, que integra a maior e principal central sindical da Espanha. Em férias particulares com a família, Ferreira aproveitou a oportunidade para conversar com sindicalistas e conhecer mais a respeito de como as entidades representativas dos trabalhadores espanhóis vêm conseguindo dialogar e reverter pontos da regulação laboral que inspirou a Reforma Trabalhista brasileira.
O presidente do SENGE foi recebido pela secretaria de Internacional, Cooperación y Migraciones de Comisiones Obreras, Cristina Faciaben, pela secretaria de Trabajo y Nuevas Realidades de CCOO de Madrid, Mari Fe Sastre de Pedro, e a secretaria adunta, Amália Amado Camillas.
A regulação realizada na Espanha nos últimos 40 anos promoveu mais de 50 alterações na legislação, impactando muitos direitos conquistados pelos trabalhadores, inclusive o movimento sindical espanhol.
As representantes da CCOO explicaram que os segmentos empresariais alegavam que os custos trabalhistas são muito altos na Espanha, o que não se sustenta frente ao crescimento econômico do país nos últimos dois anos após o novo acordo social e a retomada de direitos que haviam sido subtraídos dos trabalhadores nas regulações laborais.
Hoje a Espanha é um dos países da Comunidade Europeia que mais cresce economicamente, com medidas de enfrentamento a precariedade instalada no mundo do trabalho, de empoderamento dos sindicatos e, em especial, a prevalência das convenções coletivas setoriais e gerais sobre os acordos coletivos por empresa, entre outros avanços.
O encontro permitiu a troca de experiências entre as realidades do movimento sindical e da legislação trabalhista no Brasil e na Espanha, e despertou o interesse da secretaria Cristina Faciaben em conhecer o Rio Grande do Sul e o SENGE-RS, especialmente no que se refere ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade na manutenção da sua solidez patrimonial e da sua atuação sindical frente aos impactos da Reforma Trabalhista. Ela afirmou ainda que pretende vir ao Brasil ainda em 2024 e pretende vir ao Sindicato para conhecer nossa realidade e de outras entidades e centrais.
A experiência da regulação laboral ocorrida na Espanha á foi tema de evento realizado pelo SENGE, com a participação do sociólogo e consultor das Centrais Sindicais, Clemente Ganz Lúcio. Durante o 16º Painéis da Engenharia, ele abordou as perspectivas do trabalho no Brasil, em comparação com as transformações ocorridas na Espanha, e os desafios do sindicalismo.
Assim como aqui, em terras espanholas o discurso vigente foi o mesmo: reduzir o custo do trabalho com a promessa de crescimento econômico e emprego. Conforme explica o sociólogo, as medidas implementadas em território espanhol visaram à extensa flexibilização dos contratos laborais, estimularam o trabalho temporário e de curta duração, facilitaram demissões, deram prevalência aos acordos por empresa ( inclusive para reduzir salários, direitos e condições de trabalho), atacaram os sindicatos e fragilizaram as negociações.
Os resultados tanto do Brasil, quanto da Espanha, também se assemelham: geração de ocupações precárias, temporárias, inseguras e de curta duração, redução da massa de rendimentos do trabalho, fragilidade do poder de consumo das famílias, fraca demanda, desigualdade social e anemia da economia.
Depois de nove meses de negociação tripartite envolvendo o governo espanhol, as entidades sindicais (CCOO e UGT) e empresarias (CEOE e CEPYME), chegou-se a um acordo que mudou a trajetória do sistema de regulação laboral e de relações de trabalho na Espanha. Esse acordo foi referendado pelo Conselho de Ministros e, em 25 de janeiro de 2022, o Congresso de Deputados da Espanha aprovou o Decreto 32/2022
Esse novo acordo social tem como base uma política de desenvolvimento produtivo e socioambiental, que tem por objetivo gerar emprego de qualidade para todos como elemento estruturante da política de incremento da produtividade de toda a economia. Como explicou Clemente, a Espanha apostou na relação virtuosa entre inovação, tecnologia e trabalho, e na construção dos mecanismos de partilha dos ganhos econômicos alcançados, gerando crescimento da renda do trabalho, aumento da massa salarial e sustentação da demanda oriunda do consumo das famílias.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:
Social Chat is free, download and try it now here!