Afeto à pirotecnia política e à falta de diálogo na construção de projetos, o governador Eduardo Leite encaminhou à Assembleia Legislativa na semana passada o projeto de lei com o qual pretende levar em frente seus planos de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN).
Superando até mesmo as expectativas do próprio bloco de sustentação política, o projeto do governo propõe a transferência até mesmo do total das ações do Estado à iniciativa privada, o que não apenas liquidaria o patrimônio, mas principalmente, eliminaria o controle do público do saneamento no Rio Grande do Sul. Leite pede um verdadeiro “cheque em branco” à Assembleia.
Para o Sindicato dos Engenheiros no RS, sem a participação do Estado e sob a lógica da obtenção de lucro, a possibilidade de desestruturação do saneamento a partir da privatização é um risco dotado de grave potencial para comprometer o alcance das metas de universalização previstas no Marco Regulatório, e não o contrário.
O SENGE alerta da mesma forma para o caráter eminentemente ideológico contido na iniciativa, pois em suas argumentações, o governo do Estado lança mão de argumentos frágeis, inconsistentes e inverídicos, focados na manipulação grotesca da opinião pública, tarefa para qual, aliás, não lhe faltam aliados.
Comparar a CORSAN com qualquer outra estatal tem como objetivo forçar o entendimento de que a Companhia não reúne condições para cumprir as metas do Marco Regulatório, ou seja, injetar de R$ 10 bilhões em investimentos até 2033. Estudos comprovam, no entanto, que a empresa possui cacife e potencial para captar mais de R$ 18 bilhões neste período. No quesito qualidade dos serviços, a CORSAN alcança elevados graus de eficiência, capacidade operacional, inovação e tecnologia comprovados a cada ano por diversos indicadores de desempenho e certificações. O SENGE e outras entidades da sociedade civil e representativas de segmentos profissionais, levou esta realidade à FAMURS e a outros órgãos, e tem reafirmado com vigor em diversas manifestações na imprensa o que realmente põe em risco o saneamento do Estado e o que não põe.
O modelo equilibrado e socializante caracterizado pelo subsídio cruzado, no qual os investimentos em saneamento nos pequenos, médios e grandes municípios são equilibrados e compensados de forma a garantir avanços seja qual for o porte da comunidade, vai por água abaixo quando gerido pela lógica do lucro. A ruptura deste modelo, acaba por inviabilizar projetos voltados às comunidades menores. No Tocantins, por exemplo, a privatização geral e irrestrita do saneamento provocou o caos. A empresa vencedora da licitação simplesmente devolveu ao Estado depois de algum tempo a gestão do saneamento nas localidades inviáveis do ponto de vista econômico (lucros), caracterizando a famosa “privatização dos lucros e socialização dos prejuízos”. Por mais que o segmento possa ser regulamentado, pouco ou quase nada poderá ser feito depois que já passou a boiada. Neste caso sim, não apenas os cofres públicos seriam raspados, como também o saneamento básico e as necessárias metas de universalização iriam diretamente para o chamado beleléu, do qual não há retorno.
A questão financeira é outra falácia argumentada contra a CORSAN e contra o controle público do saneamento. Em primeiro lugar, o montante eventualmente auferido pela venda da Companhia não será capaz por si só de resolver ou nem mesmo mitigar a gravidade da situação de penúria e ausência de investimentos por parte do Estado. Por outro lado, a CORSAN obtém resultados anuais positivos há décadas e que revertem regularmente ao seu acionista prioritário, o Estado.
O Sindicato dos Engenheiros é uma entidade estatutariamente alheia ao partidarismo político. Agregamos em nosso quadro social e corpo diretivo, profissionais de todas as áreas e de todas as tendências. A intenção que move o trabalho desenvolvido pelo SENGE é a de fazer prevalecer o interesse social e coletivo, a partir do conhecimento técnico e das boas práticas que caracterizam a profissão de engenheiro. É esta determinação que sustenta nossa visão favorável tanto ao capital privado quanto a preservação do patrimônio e do interesse público. As Parcerias Público-Privadas (PPPs) já demonstraram que o modelo híbrido de intervenção gera excelentes resultados e pode ainda ser ampliado.
Assim, como forma de pressão legítima sobre a Assembleia Legislativa, o SENGE repudia o regime de urgência na tramitação do projeto e requer que seja estabelecido um amplo e transparente diálogo envolvendo toda a sociedade, no sentido idêntico ao assumido pelo Tribunal de Contas do Estado que a partir de representação do Ministério Público de Contas instaurou um Processo de Contas Especial para uma avaliação mais detalhada e precisa da questão. Apoiamos, portanto, as mobilizações em curso em centenas de municípios, bem como o movimento dos engenheiros e demais funcionários da empresa. Da mesma forma, subsidiamos com informações os prefeitos municipais, as câmaras de vereadores de todo o Rio Grande do Sul, objetivando que o projeto seja derrubado e que a CORSAN permaneça pública e eficiente como já demonstrou a história, forte como comprova o presente e ainda mais importante e eficiente no futuro de todos os gaúchos.
Veja também:
ENGENHEIROS DA CORSAN MOBILIZADOS CONTRA PRIVATIZAÇÃO E PEC DO PLEBISCITO
SANEAMENTO PRIVADO É TOTALMENTE DEMAIS
SENGE DEFENDE CORSAN PÚBLICA EM AUDIÊNCIA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
SENGE-RS EM DEFESA DA CORSAN PÚBLICA NA IMPRENSA
SENGE PROMOVE REUNIÃO COM EX-DIRIGENTES DA CORSAN
NOTA DE REPÚDIO À PRIVATIZAÇÃO DA CORSAN
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: