Está marcada para o sábado, dia 9 de agosto, a partir das 9h, a audiência pública de apresentação e discussão da proposta do Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS) e da Lei de Ocupação do Solo (LUOS) de Porto Alegre. O evento ocorrerá no Auditório Araújo Vianna, com capacidade para três mil pessoas.
Pensar a cidade e participar dos rumos do seu desenvolvimento é um direito dos cidadãos. Por isso, o Sindicato dos Engenheiros ressalta a importância da participação das entidades representativas da sociedade e da população nesta audiência, que marca o encerramento dos debates iniciados em 2019 sobre o crescimento urbano de Porto Alegre antes que a proposta seja encaminhada à Câmara de Vereadores.
Tendo sido integrante permanente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA) antes da sua nova composição, atualmente contestada na justiça, o SENGE-RS sempre enfatizou nos debates acerca do Plano Diretor de Porto Alegre a importância da Engenharia e de seus critérios técnicos, de forma integrada e sustentável, na direção de uma cidade inclusiva e democrática, segura e confortável, sem segregação e discriminação, humana e ambientalmente saudável.
Nesse sentido, o Sindicato entende que o planejamento urbano exige visão sistêmica, considerando os vários aspectos da infraestrutura e da cidade como um organismo vivo. Também defende que o novo texto deve ser orientado por uma concepção urbana integrada com outros planos setoriais, como infraestrutura, mobilidade, saneamento, habitação e meio ambiente, evitando, assim, desconexões que possam gerar gargalos.
Diante da complexidade deste tema, o Sindicato manifesta preocupação com determinados pontos da proposta apresentada pela Administração Municipal, que tratam sobre a ampliação de índices construtivos e altura dos prédios, especialmente diante dos impactos na infraestrutura de determinadas regiões da cidade.
Da mesma forma, é fundamental que sejam tratadas as contrapartidas condizentes com os impactos verificados, e o atendimento rigoroso a todas as etapas de aprovação exigidas para os projetos de grande porte, com a definição de canal de comunicação que permita o acesso às informações com mais transparência.
Também é motivo de atenção os apontamentos realizados por diversas entidades neste processo, como a suspensão das atividades do CMDUA determinada pelo Tribunal de Contas do Estado no processo nº 001515-0200/24-0. A legitimidade do referido Conselho está judicialmente comprometida e institucionalmente suspensa, acarretando insegurança jurídica a este processo que se arrasta há bastante tempo. É importante também destacar o relatório técnico divulgado pelo Ministério Público do RS, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (CAOURB/MP-RS), que reúne fundamentos apontando inconstitucionalidades na proposta da Prefeitura.
Outro ponto, talvez o principal, que exige atenção especial e plena do Poder Público, são as fragilidades na cidade, evidenciadas com as enchentes de maio de 2024 e sua necessária adaptação às mudanças climáticas. Segundo o relatório do MP-RS, “causa preocupação a ausência de medidas concretas voltadas à vulnerabilidade climática da cidade, como o mapeamento de áreas de risco e a previsão de ações de drenagem urbana”.
O SENGE-RS reafirma sua disposição em contribuir com este debate e espera que a Câmara dos Vereadores possa mediar a apresentação de soluções, de forma que possamos alcançar a aprovação de um Plano Diretor compatível com o desenvolvimento urbano e econômico e, sobretudo, com a qualidade de vida da população e o respeito ao meio ambiente.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: