A retomada do polo naval de Rio Grande ganhou um marco nesta semana com a assinatura de contratos para a construção de cinco navios gaseiros da Transpetro no Estaleiro Ecovix Rio Grande. A medida, noticiada pela imprensa em 20 de janeiro de 2026, envolve investimento de R$ 2,2 bilhões e é apontada como capaz de gerar de 3 mil a 4 mil empregos no município.
Para o SENGE-RS, a reativação do estaleiro recoloca no centro do debate uma agenda estratégica para o desenvolvimento: a reconstrução da indústria naval como vetor de emprego qualificado, fortalecimento da cadeia produtiva e valorização do trabalho técnico e da Engenharia, com impacto direto na Metade Sul, região que historicamente depende de investimentos estruturantes para recuperar dinamismo econômico.
O SENGE-RS acompanha essa pauta desde o período de implantação do Polo Naval e Offshore de Rio Grande, cuja construção começou em 2006 e que foi inaugurado em 2010, no ciclo de políticas públicas que impulsionou a retomada da indústria naval no país. Ao longo desse período, o Sindicato tem participado e promovido debates e contribuído para a construção de diretrizes voltadas ao fortalecimento da cadeia produtiva e à valorização do trabalho técnico.
A partir de 2022, essa atuação ganhou novos marcos, quando o SENGE-RS foi uma das entidades promotoras de um ciclo de seminários nacionais sobre a recuperação do setor. Na etapa realizada em agosto de 2022, no Clube de Engenharia (Rio de Janeiro), o presidente do Sindicato, Cezar Henrique Ferreira, e o vice-presidente José Luiz Azambuja reafirmaram o compromisso do SENGE-RS com uma agenda de diretrizes para a retomada do setor, com ênfase na geração de empregos qualificados e na qualificação profissional.
Já naquela ocasião, o debate destacou o esvaziamento do setor naval e a forte queda no emprego, e avançou para a construção de encaminhamentos políticos e técnicos. Ao final do evento, as entidades participantes lançaram o Fórum Permanente para o Desenvolvimento do Setor Naval e apresentaram uma agenda de diretrizes para a retomada da indústria naval, da qual o SENGE-RS é signatário, com foco em buscar compromisso dos governos com políticas públicas de fomento e planejamento de longo prazo.
Mais recentemente, em março de 2024, a atuação do Sindicato voltou a se expressar no campo da articulação institucional. Em audiência em Brasília com o deputado federal Alexandre Lindenmeyer — presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval — o presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, acompanhado do vice João Leal Vivian e do diretor Diego Oliz, reiterou o compromisso do Sindicato com a pauta da indústria naval e com a retomada de uma cadeia produtiva capaz de gerar empregos, arrecadação e avanço tecnológico.
A agenda em Brasília também incluiu outras pautas de interesse público, mas, no eixo naval, o Sindicato apontou a necessidade de retomar o debate e de voltar a reunir atores do setor (incluindo governo, universidades e a cadeia produtiva) em espaços de construção de propostas e articulação, a exemplo do seminário já realizado em 2022.
Para o SENGE-RS, a recuperação do polo naval de Rio Grande é uma agenda com efeito direto sobre a valorização do trabalho profissional e sobre a reativação de empregos qualificados em uma região que sente com intensidade os ciclos de retração econômica.
A retomada precisa estar conectada à valorização da Engenharia e ao reconhecimento da responsabilidade técnica envolvida em projetos complexos, além de políticas consistentes de qualificação e contratação. Ao mesmo tempo, o movimento de reativação do polo tem potencial de dinamizar cadeias locais e regionais, ampliando oportunidades para profissionais e empresas e fortalecendo a base econômica do Sul do Estado.
O SENGE-RS seguirá acompanhando o tema e reafirma seu apoio a iniciativas que recuperem a capacidade produtiva nacional, estimulem empregos de qualidade e contribuam para o desenvolvimento da Metade Sul, com a Engenharia no centro desse processo.
Leia também:
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Associe-se ao SENGE e garanta serviços e benefícios exclusivos para a sua saúde e bem estar, sua qualificação pessoal e profissional.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: