Um levantamento sobre infraestrutura urbana do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ontem, mostrou que as cidades ainda têm muito trabalho pela frente em bem-estar da população. O Rio Grande do Sul ficou abaixo da média nacional nos seguintes itens: identificação das ruas, pavimentação, calçadas, existência de meio-fio/guia, esgoto a céu aberto e lixo acumulado nas ruas.
Foram estudadas as características do entorno dos domicílios do Censo 2010, com atenção para iluminação pública, pavimentação, acúmulo de lixo e outras particularidades locais. Para o professor do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Edson Mahfuz, os critérios constituem o mínimo para uma vida digna.
– São pré-requisitos para um país que quer figurar entre as principais economias do mundo – alerta.
O presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Mariovane Weiss, alega que os prefeitos atuam de acordo com suas possibilidades financeiras. Ou seja: precisam elencar prioridades.
– Muitas vezes não se pode abrir mão de pagar uma equipe de saúde da família para se investir em esgoto imediatamente – explica.
Na opinião de Weiss, as cidades menores têm dificuldades de investimentos. Sofrem com falta de recursos e baixa arrecadação. O argumento, porém, é posto à prova por Protásio Alves (veja à direita), 2 mil habitantes e primeiro em quatro dos 10 quesitos pesquisados pelo IBGE.
– É preciso aprender a administrar os escassos recursos – aconselha o prefeito José Maximino Spanhol.
Nas estatísticas da Capital, a preocupação maior ficou no quesito iluminação pública, que coloca Porto Alegre no 23º lugar entre as capitais, com 93,97% de cobertura. Conforme o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, desde a pesquisa do IBGE a prefeitura investiu R$ 40,5 milhões em uma reforma de todo o sistema de iluminação.
Zero Hora
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: