Embora os gaúchos que usam a BR-116 para chegar à Capital tenham passado, ontem, por mais uma manhã de lentidão após a colisão entre dois caminhões, um alento pode ser avistado alguns quilômetros depois. Às margens da freeway, são percebidas colunas de concreto apontadas para o céu, fortes o suficiente para sustentar viadutos em sequência. É a Rodovia do Parque tomando forma.
A rodovia, cujo nome oficial é BR-448, pretende retirar, sem a necessidade de pedágio, 50 mil dos 120 mil veículos que transitam diariamente pela BR-116. Espalhados ao longo de 10 quilômetros em obras, cerca de 700 operários trabalham para que os prazos sejam vencidos. A previsão é entregar em janeiro de 2012 a estrada que liga Sapucaia do Sul a Porto Alegre por um trecho paralelo à BR-116.
– A obra ganhou um ritmo importante e, em princípio, vamos concluir os trabalhos conforme previsto – diz o engenheiro Luiz Antônio Didoné, coordenador-geral da obra pelo Dnit.
Furto de material causa transtornos
Professor do Departamento de Sistemas de Transportes da UFRGS, João Fortini Albano é menos otimista sobre o impacto da nova rodovia. Embora julgue “significativa” a redução em 40%, o engenheiro vê como indispensável construir os 42 quilômetros previstos na Via Leste (ERS-110), que ligaria a freeway, na Capital, à ERS-239, entre Sapiranga e Campo Bom. A proposta do governo do Estado é formar uma parceria público-privada (PPP) para construí-la, prevendo pedágio.
Com a mudança de governo, porém, a Via Leste corre o risco de não sair do papel. A previsão é de que os editais de licitação sejam concluídos em 23 de dezembro – nove dias antes de Tarso Genro assumir o Piratini.
Um contratempo ontem causou transtornos. O trecho de entroncamento com a BR-386, em Canoas, foi alvo de ladrões. Técnicos e seguranças registraram na polícia o furto de parte do material que será utilizado na construção de um viaduto. Segundo o delegado Guilherme Pacífico da Silva, os objetos furtados estão orçados em cerca de R$ 250 mil.
Mais sobre a BR-448
A Rodovia do Parque terá 22,3 quilômetros e ligará a freeway, na Capital, à BR-116 e à ERS-118 no trecho entre Esteio e Sapucaia do Sul, sem previsão de pedágio. A intenção é proporcionar uma alternativa à BR no seu trecho mais congestionado, entre Canoas e Porto Alegre.
10 quilômetros dos 22,3 de rodovia já estão em obras, divididos entre os três lotes. O trabalho, por enquanto, inclui terraplenagem e a estrutura dos viadutos.
149 áreas terão de ser desapropriadas.
20 acordos para desapropriação já foram acordados e pagos, e outros 18 estão na Procuradoria da República prontos para serem processados.
599 famílias estão cadastradas no programa de reassentamento.
40% dos 120 mil veículos que transitam diariamente naquele trecho da BR-116 deverão passar a utilizar a Rodovia do Parque.
2012 é a previsão de término da obra.
2032 é a data projetada para que o trecho opere normalmente. Depois, serão necessárias novas intervenções.
700 funcionários trabalham nos três lotes.
R$ 824 milhões é o custo da rodovia.
Fonte: Zero Hora
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: