O Governo Federal, em continuidade ao Programa Nacional de Desestatização, iniciou o processo de concessão do Aeroporto Salgado Filho, destinando à iniciativa privada o direito de exploração, manutenção e ampliação do sítio aeroportuário de Porto Alegre.
O processo de concessão inicia com a elaboração de estudos de viabilidade das obras, de mercado e investimentos, os quais permitem efetuar uma projeção de futuro, estabelecer os valores do contrato e definir os projetos que deverão ser executados durante o prazo de 25 anos.
O SENGE, atento a esse processo, realizou a análise dos estudos técnicos de Engenharia e percebeu diversas inconsistências, falhas e omissões nos temas apresentados, que nem sequer continham projetos com elementos de projeto básico, item obrigatório estabelecido na norma que regulamenta os estudos.
Alguns dos problemas verificados nos estudos são: informações erradas quanto à capacidade de usuários atual e futura dos terminais e, por consequência, eleição de obras equivocadas; falhas nas explanações sobre a ampliação da pista de pouso e decolagem, principalmente no tocante à macrodrenagem do solo do aeroporto e entorno; imposição ao Município de Porto Alegre de realização da obra que exige o maior investimento financeiro para ampliação da pista, qual seja a macrodrenagem, eximindo o futuro concessionário da sua execução; ausência de previsão de urgência de nova subestação de energia indispensável para aeroporto; falta de diagnóstico de condições atuais do aeroporto e equipamentos.
A falta de corretos estudos de viabilidade técnica gerará problemas futuros, tanto aos concessionários, quanto aos usuários e toda a sociedade. Exemplo disso já vem sendo visto nas situações que estão enfrentando os atuais concessionários, como Galeão, Viracopos e Guarulhos. Os problemas que hoje se apresentam decorrem, em grande parte, de erros nos estudos prévios, que não apontaram questões fundamentais. Como consequência disso, os concessionários não estão repassando à União os valores avençados e querem a rediscussão dos termos contratuais. Quem pagará a conta, ao final, será a sociedade brasileira.
Como forma de impedir que o mesmo ocorra em relação ao Aeroporto Salgado Filho, o SENGE ajuizou Ação Civil Pública indicando as diversas e graves falhas nos estudos e buscando a suspensão do processo de concessão até a correção dos estudos atuais ou realização de novas e corretas análises.
O SENGE, entidade representativa dos profissionais da Engenharia no Estado, sempre atuante nas questões que envolvem o interesse público, não poderia permanecer silente diante de tão graves falhas dos estudos que gerarão risco e custo à toda a sociedade, que virão a afetar questões financeiras do Município, do Estado e do País.
A Ação Civil Pública foi distribuída perante a 10ª Vara Federal da Justiça Federal de Porto Alegre, sob nº 5076329-97.2016.4.04.7100 e objetiva impedir que haja equivocada aplicação de recursos públicos com concessões que gerarão obras fundamentadas em análises insubsistentes e incompletas, desprovidas de projetos específicos e/ou adequados para a situação do aeroporto em questão.
Coerente com a linha de atuação que vem sendo mantida pela entidade, a presente Ação é um recurso que busca participação no processo e nas discussões, bem como nos projetos que conduzem o País e o Estado ao desenvolvimento social e econômico, buscando garantir a boa técnica e a Engenharia em benefício de toda a sociedade.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:
Social Chat is free, download and try it now here!