A Diretoria do Sindicato dos Engenheiros (SENGE-RS) esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado nesta terça-feira (30/07) para acompanhar a votação do Projeto de Lei (PL) 243 de 2024, que visa reorganizar os quadros e carreiras do serviço público estadual. A participação do Sindicato foi marcada por uma atuação ativa na defesa dos interesses dos profissionais de Engenharia e áreas correlatas representados pela entidade.
O vice-presidente do SENGE, João Leal Vivian, acompanhado do diretor metropolitano, Guilherme Toniolo, esteve na ALRS para observar o processo e reforçar a necessidade de valorização dos quadros técnicos do Estado, pauta que o Sindicato defende de forma reiterada ao longo de toda a sua história.
A motivação para essa luta está agora descrita no cenário enfrentado pelo próprio governo, que é o desafio de retenção de profissionais qualificados. Segundo o Vivian, “a falta de competitividade dos salários oferecidos pelo Estado tem levado muitos engenheiros a deixarem os cargos públicos para buscar melhores oportunidades na iniciativa privada ou em outros concursos”. Essa rotatividade tem dificultado a manutenção de um corpo técnico robusto e estável nas diversas áreas de Engenharia do Estado, impactando projetos e a implantação de políticas públicas, principalmente em um momento em que a necessidade de reconstrução gerada pelo pós-enchente se faz urgente.
Ainda conforme Vivian, o PL 243/2024, aprovado pela ALRS, trouxe avanços significativos para as carreiras de Engenharia, tanto na administração direta quanto na indireta, ao reconhecer a importância de quadros especialistas técnicos no processo de reconstrução do serviço público.
O SENGE também atuou nos bastidores, promovendo reuniões estratégicas com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, Casa Civil, Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança, Gabinete do vice-governador, além de enviar correspondências para todas as bancadas partidárias e o presidente da Assembleia Legislativa. Esses esforços visam assegurar que as demandas dos profissionais de Engenharia sejam devidamente contempladas.
Apesar de reconhecer os avanços proporcionados pelo PL 243/2024, o SENGE expressa preocupação com algumas distorções ainda presentes no texto. Um exemplo é a discrepância salarial entre engenheiros da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), os da Secretaria de Obras e algumas carreiras de Engenharia temporárias, em que os primeiros iniciam com salários mais elevados. Além disso, outras áreas de Engenharia, como as fundações públicas e as fundações extintas, foram excluídas do pacote de melhorias.
O Sindicato também ressalta a necessidade de aplicação do Salário-Mínimo Profissional, conforme previsto pela lei federal 4950-A/60, para as funções de Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Geologia, Meteorologia e áreas correlatas, independentemente das nomenclaturas utilizadas, como “analista” ou “especialista”. Essa é uma das recomendações apresentadas pelo SENGE no ofício entregue aos deputados, visando garantir uma valorização justa e adequada dos profissionais técnicos.
“De fato, houve uma valorização das carreiras de Engenharia no Estado e dá para considerar que tivemos algum avanço nesse sentido”, concluiu João Leal Vivian, reforçando o compromisso do SENGE em continuar lutando pelas melhores condições para os engenheiros e profissionais que representa.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: