O Sindicato dos Engenheiros e a ONG Engenheiros sem Fronteiras – Brasil firmaram, nesta terça-feira (8) um termo de cooperação técnica visando a realização de projetos conjuntos em benefício da sociedade.
O ato foi formalizado pelo presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, e pelos representantes da ONG Engenheiros sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Porto Alegre, Gabriel Chiele e Julia Antunes.
O presidente do Sindicato destacou a relevância desta parceria, em articulação com o Programa SENGE Solidário, visando a promoção de ações sociais junto a comunidades vulneráveis, escolas e projetos específicos que permitem colocar o saber técnico dos engenheiros voluntários a serviço da população mais necessitada. “A criação do Programa SENGE Solidário sistematiza ações sociais que o Sindicato já vinha realizando e incentiva os profissionais a dedicarem algumas horas em auxílio às necessidades de entidades e grupos comunitários. Contamos hoje com cerca de 50 profissionais voluntários e com projetos desenvolvidos em diversas localidades de Porto Alegre e do interior, além das demandas que vêm chegando. Essa parceria firmada com os Engenheiros sem Fronteiras certamente será de grande relevância para que possamos seguir auxiliando as comunidades, trazendo mais dignidade para as pessoas em situação vulnerável e proporcionando melhores condições de vida”, disse o presidente Cezar.
A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF-Brasil) fazem parte da rede Engineers Without Borders – International (EWB-I), presente em 65 países ao redor do mundo. Desde 2010 no Brasil, o grupo vem desenvolvendo projetos que já transformaram mais de 110 mil vidas, promovendo o desenvolvimento humano e sustentável por meio da Engenharia.
Os projetos são desenvolvidos e executados por voluntários locais organizados em núcleos, que se envolvem pessoalmente com os membros da comunidade, escutam suas necessidades e estabelecem parcerias e amizades. A Diretoria Nacional do ESF capacita e orienta os líderes destes núcleos para desta forma gerar o impacto nos locais onde atuam.
Em Porto Alegre, o núcleo dos Engenheiros sem Fronteiras teve início em 2016, contando com mais de 40 voluntários e concluindo 25 projetos que impactaram mais de 2500 vidas.
O primeiro projeto foi executado em parceria com o CEJAK, onde os membros ministraram aulas de inglês e matemática para crianças e adolescentes. Em 2019, o Núcleo realizou um projeto de energia renovável onde foram instaladas placas solares na escola autônoma da comunidade indígena Aldeia Ka’aguy Porã. No mesmo ano, iniciou o projeto Amenizar, que organizava mutirões para revestir casas de madeira com caixas tetrapak, aumentando o conforto térmico das moradias.
Em 2020, enquanto a maior parte dos projetos foi suspensa, o núcleo se destacou nas ações em combate à pandemia, como o projeto Uma Mão Lava Outra, que instalou pias comunitárias para lavar as mãos, e o projeto Morar Sem Banheiro Não Dá!, que reformou banheiros de famílias em situação de vulnerabilidade, além de campanhas de arrecadação de cestas básicas.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: