(Foto: presidente do SENGE, Cezar Henrique Ferreira, e secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini).
Representado pelo presidente Cezar Henrique Ferreira e o vice José Luiz Azambuja, o Sindicato dos Engenheiros marcou presença mais uma vez na Expoagro AFUBRA. A feira, considerada a mais expressiva para o setor da Agricultura Familiar no estado, está sendo realizada de 21, 22, 23 e 24 de março no Rincão del Rey, no município de Rio Pardo.
Na pauta dos dirigentes, importantes contatos institucionais com profissionais, dirigentes, gestores e representantes do meio político, em torno do setor que produz entorno de 70% dos alimentos consumidos no estado, em 80% das propriedades rurais. Neste sentido, considerado as potencialidades evidenciadas sobretudo na Expoagro, Cezar Henrique afirma ser “impossível pensarmos em avanço socioeconômico sem valorização e investimentos robustos na Agricultura Familiar”.
Para o presidente do SENGE, a EMATER é o principal e a mais competente estrutura para o fomento da Assistência técnica e Extensão Rural e Social no Rio Grande do Sul e, portanto, precisa ser valorizada a partir de investimentos, na recomposição das equipes, com a contratação de profissionais das diversas categorias multidisciplinares, que o segmento exige, incluindo engenheiros agrônomos e das demais áreas da Engenharia.
Entre os diversos encontros realizados, destaque para contatos com o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini e a visita ao estande da EMATER onde os representantes do SENGE foram recebidos pelo presidente Christian Wyse de Lemos e pelo diretor técnico recentemente eleito, Claudinei Moisés Baldissera (foto abaixo).
Também importantes a troca de cumprimentos com o deputado estadual Elton Weber (foto abaixo) e o deputado federal Heitor Schuch, ambos do PSB e umbilicalmente ligados ao setor.
Em todas as oportunidades, Cezar Ferreira e José Azambuja, reiteraram o compromisso histórico do SENGE de defender não apenas os profissionais representados pelo Sindicato na EMATER mas da mesma forma a viabilidade da própria empresa, apontando soluções e participando dos diálogos e das formulações necessárias a “uma verdadeira retomada”.
Ao mesmo tempo, Cezar e Azambuja reforçaram, principalmente ao presidente Cristian, a necessidade urgente de fechamento de um acordo que coloque fim à liquidação do passivo trabalhista gerado pela Ação 135, como ficou conhecida a judicialização do cumprimento do Salário-Mínimo do Engenheiro na EMATER. Vale lembrar que a ação, que conta com sentença transitada em julgado, ou seja, sem possibilidade de imposição de recurso, aguarda imediata execução e quitação do passivo aos colegas beneficiados, todos já aposentados, após muitos anos de serviços prestados, ou já falecidos.
Durante a presença na feira, o presidente Cezar e o vice-presidente Azambuja estiveram acompanhados do diretor do Núcleo Regional da Região Central do SENGE, engenheiro agrônomo José Claudio Secchi Motta, integrante do quadro técnico da EMATER.
Clique aqui para mais informações sobre a Expoagro AFUBRA 2023
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: