Foi realizado nesta terça-feira (19) o ato de instalação da Frente Parlamentar para Acompanhamento da Adesão do Estado do Rio Grande do Sul ao Regime de Recuperação Fiscal. A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Luis Augusto Lara com objetivo de acessar os detalhes das negociações que preveem a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) proposto pela União.
O Sindicato dos Engenheiros esteve presente no ato, por meio dos seus diretores Alexandre Wollmann, Luiz Alberto Schreiner, Diego Oliz e João Leal Vivian.
Conforme os cálculos preliminares já disponibilizados, a renegociação, nos moldes previstos, pode elevar a dívida do Estado em até R$ 30 bilhões. A lei complementar 159/2017, que cria o Regime de Recuperação Fiscal aos Estados endividados, determina, por exemplo, "a autorização de privatização de empresas dos setores financeiro, de energia, de saneamento e outros" e "veda a concessão, a qualquer título, de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração de membros dos poderes ou de órgãos, de servidores e empregados públicos e de militares, exceto aqueles provenientes de sentença judicial transitada em julgado”.
"Os deputados de todas as bancadas assinaram essa Frente Parlamentar, desde os líderes da oposição até os líderes da situação e do governo. O que queremos saber é quanto vai ficar essa conta? Quanto vai ficar a parcela? Quanto isso vai comprometer para frente o nosso Rio Grande do Sul?", questionou Lara. O deputado ressaltou ainda que a legislação que trata do assunto é clara ao determinar que o RRF será orientado pela transparência e solidariedade entre os Poderes, exigindo ações de planejamento dos Estados, Distrito Federal, administração direta e indireta, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e Defensoria Pública.
"As coisas estão andando e a lei, no seu artigo 1º, não está sendo cumprida, porque, talvez, nós não estejamos fazendo um movimento de acompanhar o Executivo em todas as etapas de negociação. E é isso que nós precisamos. Estamos falando do futuro do Rio Grande do Sul", concluiu o deputado Lara.
O Sindicato dos Engenheiros vem acompanhando a pauta referente a dívida pública do Estado, bem como as medidas propostas para a recuperação fiscal que elevarão os valores que compõem a dívida atual. O SENGE também vem articulando uma série de iniciativas junto ao parlamento, entidades e seus associados, buscando fortalecer a mobilização contra a perpetuação deste cenário injusto que ainda deverá transformar em moeda de troca empresas públicas que atuam em setores estratégicos, como energia, saneamento e financeiro, sem estancar essa sangria sem precedentes dos recursos públicos.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo:
Social Chat is free, download and try it now here!