APEDIDO
Contra o projeto do Senador Fernando Collor de Mello
Projeto já aprovado no Senado em caráter terminativo que caso venha ser transformado em lei, irá ampliar e onerar o sistema CONFEA/CREAs, incluindo os técnicos de nível médio e tecnólogos na composição dos plenários e Câmaras Especializadas.
Constitucionalmente, o Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias públicas federais responsáveis pela habilitação e fiscalização do exercício profissional e não órgãos de representação política ou associativa.
Sendo assim, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul considera inadequada e inoportuna a alteração na sua composição, que na prática, irá determinar mudança no espírito da lei, que é voltada para regular e fiscalizar o exercício profissional da engenharia e agronomia, abrindo a possibilidade para que profissionais com formação técnica de segundo grau, portanto sem uma base de conhecimentos técnicos suficientes, passem a analisar e deliberar sobre atribuições profissionais exclusivas dos profissionais com formação universitária.
Como as atribuições profissionais e o conhecimento não podem ser violados em troca de interesses políticos e sorrateiros, como se ainda vivêssemos na ditadura, alertamos a sociedade que neste caso, o risco será imediato, pois terá dimensão semelhante a delegarmos a leigos a construção de moradias e a supervisão na aplicação de agrotóxicos nas lavouras, por exemplo.
Conclamamos todos os cidadãos a se manifestarem diretamente aos senadores que já aprovaram tamanha afronta, e de maneira especial, aos deputados que pretendem aprovar o PL 6765/2013 no apagar das luzes de 2013.
Consideramos que a regulamentação e fiscalização da atividade profissional através de Conselhos se justifica pela defesa da sociedade e pela proteção da população contra riscos decorrentes do exercício ilegal ou inabilitado das profissões. Neste sentido, restará aos engenheiros, um único caminho, aliás, recentemente adotado pelos arquitetos: a constituição de conselho uniprofissional na engenharia.
Porto Alegre, 13 de dezembro de 2013.
José Luiz Azambuja
Diretor Presidente
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: