O Projeto de Lei Complementar que alterou a Estrutura Administrativa do Município de Bagé foi pauta da reunião, na quarta-feira (14), entre uma comissão de engenheiros e arquitetos da Prefeitura com o prefeito Luiz Fernando Mainardi e o vice-prefeito Beto Alagia.
De acordo com o diretor regional do SENGE-RS, Márcio Marun, que acompanhou a comitiva, a principal preocupação da categoria diz respeito à revogação da lei que instituiu a Verba de Responsabilidade Técnica (VRT) e à criação da Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada (VPNI).
“A VRT é uma conquista histórica dos engenheiros e arquitetos municipais, fruto de mais de duas décadas de mobilização, por estar diretamente vinculada às atribuições técnicas, à responsabilidade profissional e à valorização da carreira”, destacou Marun.
A reunião também contou com a presença de vereadores, da assessoria jurídica do Gabinete do Prefeito, além de representantes da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Geplan). Na ocasião, o chefe do Executivo afirmou que a alteração legislativa teve como objetivo principal promover melhorias salariais aos servidores com menores vencimentos, ressaltando que não houve, em nenhum momento, a intenção de reduzir salários ou suprimir direitos dos engenheiros e arquitetos. Segundo o prefeito, eventuais distorções na interpretação da nova lei deverão ser corrigidas por meio de ajustes.
Para o diretor do Sindicato, é importante esta sinalização do prefeito assegurando que não haverá redução salarial, nem perda das vantagens vinculadas às atribuições exercidas pelos profissionais concursados. Marun reforçou ainda que os engenheiros e arquitetos seguirão atentos e colaborativos no processo de aperfeiçoamento da legislação.
O presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, alertaram para Responsabilidade Técnica inerente à atuação dos profissionais de Engenharia e Arquitetura, que atuam desde o planejamento até a execução e fiscalização de obras e serviços essenciais ao município e à comunidade. Nesse contexto, a Verba de Responsabilidade Técnica (VRT) não se trata apenas de uma verba remuneratória, mas de um instrumento fundamental para a valorização das carreiras técnicas municipais.
“A verba reconhece a responsabilidade civil, administrativa e criminal inerente às atividades legalmente regulamentadas exercidas por engenheiros e arquitetos, além de atender ao interesse público na qualificação, segurança e responsabilização de projetos, obras e serviços executados pelo município”, explica o presidente do Sindicato.
Diante disso, o SENGE-RS reafirma sua mobilização em defesa da VRT como um avanço histórico da engenharia e da arquitetura no serviço público de Bagé, reiterando seu compromisso com a defesa da valorização profissional e do interesse público.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Associe-se ao SENGE e garanta serviços e benefícios exclusivos para a sua saúde e bem estar, sua qualificação pessoal e profissional.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: