Nesta terça-feira (02), o SENGE-RS esteve presente no ato de assinatura do Acordo de Cooperação para Conservação do Solo e da Água entre instituições do RS, realizada no estande do Governo do Estado na Expointer.
Participaram o presidente do Sindicato, Cezar Henrique Ferreira, e o vice-presidente José Luiz Azambuja. Presentes também representantes do CREA-RS, FAMURS, ASCAR/EMATER-RS, EMBRAPA, FETAG-RS e empresas do segmento.
O acordo foi formalizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e a Associação de Conservação do Solo e da Água (ACSA) do Rio Grande do Sul, visando integrar esforços para a preservação de recursos naturais estratégicos ao desenvolvimento do Estado, com foco na conservação do solo e da água.
Segundo o diretor do Departamento de Defesa Vegetal da Seapi, Ricardo Felicetti, a iniciativa pretende articular ações conjuntas em sintonia com o Decreto estadual nº 52.751, de 4 de dezembro de 2015, que instituiu a política de conservação.
“A ideia é somar competências e evitar a dispersão de esforços, garantindo que o Estado avance na gestão sustentável do solo e da água. São recursos que sustentam a produção agropecuária, mas também a vida da população”, destacou. Felicetti acrescentou que as estradas influenciam diretamente o ciclo hidrológico das microbacias, com impacto estimado entre 30% e 40%. “Temos base técnica para intensificar o trabalho junto aos municípios e integrar as ações das diferentes entidades”, completou.
O presidente do SENGE-RS destacou a relevância desta iniciativa, unindo representantes dos agricultores, da área de pesquisa, da extensão rural e de entidades classe. “Solo é a base da nossa produção, esse segmento tão importante para a economia do nosso Estado e que precisa de apoio, articulação e organização. Nós do SENGE, além de representarmos os engenheiros nas relações de trabalho, nos comprometemos em seguir contribuindo com políticas públicas e deixamos nossa estrutura a disposição deste programa visando a conservação do solo e da água” disse Cezar Henrique. O dirigente do Sindicato também destacou a atuação da entidade pela defesa e fortalecimento dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas.
Legislação estadual
O decreto que instituiu a Política Estadual de Conservação do Solo e da Água prevê a cooperação entre diferentes secretarias — Agricultura, Meio Ambiente e Educação —, além de entidades do setor produtivo e da sociedade civil. O objetivo é estimular práticas de manejo sustentável e garantir a disponibilidade e a qualidade do solo e da água para as futuras gerações.
A política começou a ser discutida em debates técnicos conduzidos pela Seapi e agora ganha amplitude governamental e institucional. A expectativa é que, a partir do acordo firmado na Expointer, as ações sejam mais coordenadas, complementares e alcancem maior capilaridade em todo o território gaúcho.
Com informações da ASCOM/Governo do RS
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: