O Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (SENGE-RS) recebeu, nesta segunda-feira (08), a comissão em defesa das águas subterrâneas de Águas Claras, em Viamão.
O presidente do Sindicato, Cezar Henrique Ferreira, o vice-presidente João Leal Vivian e os diretores Tadeu Rodriguez e Eduardo Carvalho, receberam a deputada estadual Stela Farias, vereador Marco Antônio Borrega (PDT), o ex-prefeito Eliseu Ridi Chaves, o engenheiro agrônomo Jamir Luis Silva da Silva, o representante dos moradores da região Nilton Teixeira Trindade, o representante da Associação Civil do Lago Tarumã, Luiz Henrique Feijó Machado. Participaram virtualmente o ex-vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, Claudio Fioreze, e o engenheiro geólogo Carlos Marchiori.
Cezar abriu a reunião destacando pautas importantes de mobilização do SENGE-RS, ressaltando a atuação da entidade pela valorização da Engenharia e dos profissionais, dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas, da manutenção do DMAE público, entre outras pautas. “O SENGE-RS atua historicamente em defesa da boa técnica da Engenharia, do desenvolvimento, da sustentabilidade e do interesse público”, afirmou.
Na oportunidade, os representantes da comissão apresentaram informações técnicas, jurídicas e sociais a respeito da intervenção que vem sendo realizada por meio da perfuração de poços em Águas Claras, em Viamão, pela Aegea/Corsan.
A Comissão relatou que está em andamento a construção de uma adutora para interligação das águas subterrâneas desde Águas Claras até a região central da cidade, mesmo sem licença de operação específica da FEPAM. A licença vigente, de 2023, se refere a outro processo (abastecimento de água via Estações de Tratamento de Alvorada e Fiúza) e não contempla a obra atual.
A promotora do Ministério Público, que acompanha o caso, já solicitou vistoria da FEPAM, confirmando a movimentação no local, mas o relatório oficial ainda não foi apresentado.
Para a Comissão, essa mudança de matriz — da captação de águas superficiais para águas subterrâneas — compromete a segurança hídrica da população e ameaça uma área considerada de recarga crítica do aquífero, bem como abandona obras (já em fase de conclusão e previstas no contrato de concessão) de novas captação no Lami (Lago Guaíba) e Estação de Tratamento em Viamão.
A mobilização conta também com a ação cautelar que pode ser ajuizada para suspender as obras do sistema Águas Claras até que todas as exigências legais e ambientais sejam cumpridas.
Foi sugerida ainda, pela Comissão, a realização de uma visita técnica à estação de captação de Águas Claras, com participação de especialistas na produção de registros técnicos e de comunicação, de modo a ampliar a transparência junto à sociedade.
O presidente ressaltou que o SENGE-RS tem um histórico de defesa da gestão pública no saneamento como instrumento estratégico para garantir acesso universal à água de qualidade e à gestão sustentável dos recursos hídricos.
No encontro, reforçou-se a necessidade de diferenciar e avaliar criteriosamente o uso das águas superficiais e subterrâneas como fontes de abastecimento público, reconhecendo as particularidades de cada matriz de abastecimento e a importância de decisões baseadas em exaustivos estudos técnicos e pareceres de profissionais de notório saber.
“É a Engenharia, aliada ao rigor científico e à avaliação por especialistas, que garante segurança à população, preservação dos aquíferos e uso sustentável das águas superficiais e subterrâneas”, disse o presidente Cezar.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: