O engenheiro Valery Nunes Pugatch foi eleito e já tomou posse na presidência do Comitê de Bacia Lago Guaíba, em votação realizada nesta terça-feira (27). Pugatch foi eleito por aclamação para um mandato até novembro de 2022, a partir da manifestação dos representantes de 32 entidades que compõe o órgão. Pela primeira vez, um representante do SENGE ocupará a presidência deste importante comitê, responsável pela atenção ao tema envolvendo a população da Capital. A bióloga Ana Elizabeth Carara, representante da ABES-RS, será a vice-presidente, e Kelli Nascimento foi reconduzida à Secretaria Executiva.
Os Comitês de Bacia são colegiados instituídos oficialmente pelo Governo do Estado, formados majoritariamente por representantes da sociedade e de usuários das águas. Considerados como verdadeiros "parlamentos das águas", sua função é discutir e deliberar sobre os assuntos de interesse comum aos diversos usuários da água de uma bacia hidrográfica visando à harmonização dos usos e a mediação de conflitos. O Rio Grande do Sul possui 25 comitês de bacia, distribuídos em três regiões hidrográficas: Guaíba (09 comitês), Litoral (11) e Uruguai (09).
Engenheiro agrícola formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e especialista em recursos hídricos/barragens para irrigação, Valery Pugatch é coordenador do Conselho Técnico Consultivo do Sindicato dos Engenheiros, tendo sido reconduzido ao CTC a partir das Eleições Sindicais 2020-2023, finalizadas em 26 de outubro. Ele ocupava a vice-presidência do Comitê Lago Guaíba até a eleição desta terça-feira.
Entre os desafios a serem enfrentados nos próximos anos, Pugatch destaca a modernização da Lei 10.350 que rege o funcionamento dos comitês no Rio Grande do Sul, onde temas como a cobrança pelo uso da água, a criação das agências de bacias e a própria viabilidade da continuidade dos comitês devido à falta de recursos, irão gerar grandes discussões.
Outro desafio apontado por ele trata das dificuldades que o próprio Comitê Lago Guaíba enfrenta em matéria de infraestrutura de funcionamento, como encontrar uma solução para a definição de uma sede, pagamento de funcionários, entre outras.
Pugatch ressalta, porém, que o maior desafio é a missão essencial dos comitês, que é a de prover o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente. No tocante ao Plano de Bacia para o Lago Guaíba, objeto principal da atuação do comitê, Valery Pugatch defende a criação de planos de região por serem mais abrangentes, já que “recebemos aqui as águas de outras 08 bacias da Região Hidrográfica do Guaíba”, o que exige uma atenção de todos na elaboração integrada de planos por cada comitê.
Quanto ao conflito de interesses verificado entre os diversos membros do comitê, Pugatch reconhece ser a conciliação destas diversas visões exatamente a função primordial da gestão do órgão. Nesse sentido, o engenheiro destaca o papel do SENGE, por contribuir com a visão técnica para a solução dos problemas. “Cumprir este papel e estar presente nos comitês por todo o Rio Grande do Sul é uma das diretrizes do planejamento estratégico da gestão do Sindicato, que está se consolidando a cada dia”, conclui.
Para o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros, José Luiz Azambuja, o trabalho de Pugatch na presidência do Comitê Lago Guaíba “consolidará cada vez mais a participação do SENGE em fóruns técnicos voltados ao desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado e qualificará as interações entre as diversas entidades presentes no órgão”. Reconhecendo a importância da gestão dos recursos hídricos através dos comitês, Azambuja lembra que neles são discutidos, avaliados e equacionados os principais desafios que a sociedade gaúcha enfrenta em áreas como meio ambiente, saneamento, obras públicas, agricultura, entre outras.
Valery Pugatch é pós-graduado na Universidade de Tóquio, no Japão onde desenvolveu trabalhos relacionados aos processos industriais do arroz. Foi engenheiro-chefe do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) de 1983 a 2013. Atua como consultor em projetos de barragens e outorgas do uso da água. É conselheiro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CHR-RS) onde preside a Câmara de Gestão do Guaíba. Também é membro do Conselho Estadual do Meio ambiente (CONSEMA-RS). Foi vice-presidente do SENGE de 2008 a 2011 e atualmente é coordenador do Conselho Técnico Consultivo do Sindicato.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: