O leilão de venda de 65,87% do capital social da CEEE Distribuidora, realizado em apenas 15 minutos na manhã desta quarta-feira (31) na Bolsa de São Paulo, entrará para a história como mais um caso em que o processo de privatização atenta diretamente contra o patrimônio público.
Uma estrutura erguida em décadas de trabalho de sucessivas gerações de profissionais e por gestores das mais diversas tendências políticas e ideológicas, e que obteve sempre padrões elevados de eficiência e capacidade de operação, foi rapidamente arrebatada por apenas R$ 100 mil, o preço de um automóvel médio. O adquirente é o Grupo Equatorial Energia, que já controla distribuidoras no Norte e no Nordeste do País.
O governador Eduardo Leite e sua base de apoio deram continuidade à proposta de venda da estatal lançada na gestão anterior de José Ivo Sartori.
A determinação de liquidar o patrimônio público desta forma e por este preço, desconsiderou todas as possibilidades apontadas por diversos setores e organizações ligados à empresa que convergiam para a viabilidade econômico/financeira da Companhia, incluindo aí os necessários investimentos e o cumprimento das metas de regulação.
Agora, a CEEE-D é entregue ao capital privado que incluirá a necessidade de lucro como prioridade, o que fatalmente irá repercutir nas contas dos usuários.
Ficam da mesma forma vulneráveis as carreiras dos trabalhadores, especialmente a dos mais de 300 engenheiros da empresa, haja vista a truculência com que os atuais dirigentes negociam o Acordo Coletivo da categoria, impondo a retirada de benefícios como auxílio saúde e dificultando ao máximo a estabilidade dos empregos após a privatização. Vale lembrar que todas as categorias representadas por seus sindicatos já aprovaram indicativo de greve em concorridas assembleias realizadas nas últimas semanas.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: