Em um evento emocionante na noite dessa quarta-feira (12), o SENGE-RS anunciou os vencedores do 2º Prêmio SENGE-RS de Fotografia. Nessa segunda edição do prêmio, os fotógrafos foram desafiados com o tema “A Engenharia está em tudo: veja, sinta, fotografe”. O concurso recebeu mais de 80 inscrições de fotógrafos profissionais, amadores e colaboradores do SENGE-RS, com imagens avaliadas por um júri de destaque, e também por votação popular.
Conheça os vencedores:
CATEGORIA PROFISSIONAL:
1º lugar
GERSON TURELLY
” Engenharia é algo tão presente no nosso cotidiano, como podemos perceber nesta cena. Ela está no barco do pescador que todo o dia sai para o Guaíba para buscar seu sustento. Ela está na ponte que, além de estabelecer a ligação de dois lugares por sobre a água, sustenta diariamente o tráfego de inúmeros carros e caminhões, todos por sua vez, também frutos do avanço tecnológico da Engenharia e que colaboram no escoamento da produção gaúcha e na alimentação dos estabelecimentos comerciais e de serviços locais.
A Engenharia está na água e na terra e, para completar, também está no ar, contemplada no avião que desce ao longe, prestes a pousar trazendo pessoas de outros lugares para a cidade, cujos prédios são vistos discretamente no último plano da fotografia.”
2º lugar
ZULEICA LUTZ
“Diariamente, somos positivamente impactados por inúmeras soluções que são produtos e conceitos da Engenharia. Dentre essas soluções, existem algumas obras que se tornam símbolos, pois demandam esforços grandiosos.
A Ponte da Reconstrução é uma obra que se tornou um destes símbolos.
Em maio de 2024, na maior tragédia climática vivenciada pelo Vale do Taquari, duas pontes que ligavam os municípios de Arroio do Meio e Lajeado foram levadas pela força das águas, deixando milhares de pessoas sem conexão terrestre.
Após a enchente histórica, num ato de grande esforço, engenheiros do Vale do Taquari, adaptaram materiais, reconstruíram e instalaram a parte faltante da Ponte de Ferro em inacreditáveis 15 dias.
Uma prova da importância da Engenharia, que é capaz de construir caminhos seguros de volta para casa, reconectar e salvar vidas.”
3º lugar
JEFFERSON BOTEGA
“Entre março e junho de 2025, acompanhei em 13 visitas a construção do ninho de um casal de joão-de-barro na Rua Padre Reus, em Porto Alegre. Instalados no alto de um poste de concreto, os pássaros ergueram, com barro, uma morada firme e funcional em plena área urbana.
Esse registro mostra como a natureza desenvolve soluções construtivas eficientes, sustentáveis e adaptadas ao ambiente. A obra dos joões-de-barro, marcada pela precisão, cooperação e persistência, espelha valores essenciais também à engenharia: planejar, executar e transformar o espaço de forma responsável.
Ao trazer a imagem desse ninho, a fotografia propõe um diálogo entre cidade e natureza, reforçando que a verdadeira engenharia é aquela que, assim como as aves, constrói para garantir vida, abrigo e futuro.”
CATEGORIA AMADOR:
1º lugar
LUIZ CARLOS GARVES
“Ping An Finance Centre é um edifício com 599 metros de altura, possui 115 andares e abriga escritórios, hotéis e apartamentos. Localizado em Shenzhen, China, é o quinto prédio mais alto do mundo e foi projetado para ser o centro financeiro e comercial da cidade.
O ângulo da foto valoriza a imponência e a grandiosidade da engenharia empregada na obra. O edifício elegante, com fachada de vidro reluzente, traduz uma mistura de estética moderna e eficiência energética. A torre, famosa por sua estrutura futurista, possui sistemas avançados de proteção contra terremotos e ventos fortes. Além disso, o arranha-céu se destaca pelo design inteligente, que permite ao prédio minimizar o consumo de energia e otimizar os recursos naturais.
Este prédio prova que a engenharia civil é um motor de desenvolvimento e progresso, promovendo avanços tecnológicos e melhorias nas condições de vida, desde a construção de infraestruturas básicas até projetos complexos como este edifício ultramoderno.”
2º lugar
CARLA PEREIRA
Imagem capturada no espelho d’água regado no calçamento, pela ausência de drenagem urbana.
3º lugar
VALERY NUNES PUGATCH
A robustez da Engenharia Gaúcha e Brasileira, utilizando os mais modernos conceitos da Engenharia mundial, transformando e inovando o Desenvolvimento e a Qualidade de Vida dos Gaúchos. A fotografia foi captada no Pôr do Sol da Capital Gaúcha com uma câmera Canon modelo 6D e objetiva Sigma 600mm, utilizando os parâmetros ISO 800, F 6.3, V 1/60s, com uso de tripé.
CATEGORIA ESPECIAL:
1º lugar
SIBELE MOCELLIN PUCHALE
“ssa foto foi tirada durante uma viagem com minha família. Trabalhei por mais de 17 anos no setor elétrico. Meu marido continua nesse segmento, contudo eu fiz uma transição de carreira. Essa foto representa um olhar saudoso do passado (representado pela sólidas estruturas) o qual conversa com o olhar de futuro (sol no horizonte para novas possibilidades). A engenharia está marcada na minha trajetória de vida.”
2º lugar
NELSO PORTELINHA
“A Serra do Rio do Rastro está situada entre os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Tem uma estrada formada por 284 curvas e no topo possui 1.421 metros de altitude. Eu e minha esposa transitamos por ela, nos 2 sentidos, no dia 19 de julho de 2025, quando fiz esse registro.”
3º lugar
FERNANDA PORCHETTO MARTINS
“Em 2007, foram inauguradas as obras de contenção no Arroio São Lourenço, no município de São Lourenço do Sul, com o objetivo de proteger a cidade contra enchentes, preservar o meio ambiente e valorizar a paisagem urbana às margens do arroio.
Esta obra é um exemplo de como a engenharia pode transformar positivamente o cotidiano da população. Ao reduzir os riscos de enchentes, ela protege casas, comércios e infraestruturas essenciais, trazendo mais segurança para quem vive e trabalha nas proximidades. Além disso, ao estabilizar as margens do arroio e controlar a erosão, contribui para a preservação ambiental, favorecendo a recuperação da vegetação e o equilíbrio do ecossistema local.
Essa intervenção também promove o bem-estar da comunidade, ao permitir o uso seguro e agradável dos espaços públicos próximos ao arroio, incentivando o lazer, o convívio e a valorização do patrimônio natural e cultural da cidade.”
MENÇÃO HONROSA
ANDRÉIA CRISTIANE DE OLIVEIRA
O túnel retratado integra o Viaduto 13, marco da engenharia ferroviária brasileira, inaugurado 1978, em Vespasiano Corrêa. Símbolo da engenharia nacional, hoje é trilha de aventureiros. A foto revela esse novo tempo: o silêncio substitui as locomotivas, e os trilhos guiam passos em busca de paisagens, história e pertencimento.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: