14/02/2011

APEDIDO: A Verdade sobre o Viaduto da Estrada do Mar

O SENGE publicou nesta segunda-feira dia 14 um apedido no qual defende os profissionais da Superintendência de Estudos e Projetos do DAER ao tornar público alguns esclarecimentos necessários.

APEDIDO

A verdade sobre o Viaduto da Estrada do Mar com a Rota do Sol

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul vem a público manifestar preocupação quanto a falta de precisão bem como quanto as generalidades contidas nas observações veiculadas na imprensa, que ao abordar o projeto do viaduto erguido e recentemente inaugurado no trevo de Curumim na RS 389 (Estrada do Mar) com a RS 486 (Rota do Sol), acabaram afetando, ao nosso ver de maneira injusta, a credibilidade e a competência de toda a equipe de engenheiros do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem(DAER).

A população tem o direito de saber que o projeto elaborado em 2005 na Superintendência de Estudos e Projetos do DAER estabelece, de forma clara, um gabarito (altura) de 5,50 metros, conforme especificado nas Normas Técnicas para a referida obra (Expediente 17727/05.7). No entanto a empresa vencedora da licitação (EPT Engenharia e Pesquisa Tecnológica Ltda.) propôs ao órgão contratante uma alteração no projeto que elevaria as rampas de acesso. Tal pretensão não foi acatada pelos profissionais do DAER responsáveis pela concepção geométrica, e pelo projeto planimétrico e altimétrico, alegando que o viaduto ficaria sem a distância de visibilidade de parada. Posteriormente, através do Expediente 7575/10.02, foi proposto pela mesma empresa uma alteração que acabou sendo executada sem a análise da SEP do DAER.

Mesmo que o novo viaduto atenda perfeitamente tanto a demanda do tráfego no local quanto as normas do CONATRAN para altura dos veículos, o SENGE-RS, reconhecendo os benefícios de um viaduto executado com 4,5 metros de altura, desde que devidamente sinalizado, sugere ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas do Estado, à imprensa, e ao Secretário Beto Albuquerque, que procurem identificar com rigor a origem e a responsabilidade que permitiram a execução da obra à revelia dos setores técnicos, assim evitando e corrigindo generalizações e injustiças.

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2011

José Luiz de Azambuja
Diretor-Presidente

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