Entidades representativas dos trabalhadores são essenciais ao funcionamento da democracia e à construção de um País com prosperidade e justiça social. Só os que militam contra esse projeto resistem a recuperar sua capacidade de atuação plena. Leia artigo do presidente da Federação Nacional dos Engenheiros, Murilo Pinheiro.
Em vigor desde 2017, a Lei 13.467, que instituiu a malfadada reforma trabalhista, segue causando malefícios ao Brasil. A pretexto de “flexibilizar” as regras e gerar empregos, a mudança retirou direitos, abriu caminho ao avanço da precariedade, trouxe insegurança jurídica, dificultou o acesso à Justiça e, principalmente, criou embaraços ao sindicalismo em defesa dos empregados.
Apesar das dificuldades, o movimento sindical brasileiro, majoritariamente sério e comprometido com a busca de melhores condições de vida e trabalho para a população, vem superando obstáculos e mantendo sua atuação para garantir o fundamental equilíbrio às relações entre patrões e a mão de obra que gera a riqueza nacional.
No caso da FNE e seus sindicatos filiados, cujas atividades englobam a prestação de serviços aos associados e a importantíssima contribuição ao debate sobre o desenvolvimento nacional, especialmente por meio do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, os desafios se multiplicam.
Tal esforço se dá enfrentando o discurso antissindical, que se origina nos que desejam a superexploração e, lamentavelmente, ganha ampla repercussão nos meios de comunicação, sem o devido espaço ao contraditório. E, obviamente, há a asfixia financeira como forma de tentar impedir a ação sindical, já que nada foi instituído em substituição ao custeio existente antes da reforma.
O que se pleiteia desde então é a criação de uma contribuição negocial, a ser definida em assembleia, com transparência e democracia, vinculada aos acordos e convenções coletivas, portanto, ao empenho efetivo das entidades. Uma vez aprovada de forma soberana pela respectiva categoria, seria válida para todos os abrangidos pela norma firmada, assegurando os meios para a continuidade da defesa dos trabalhadores.
A partir de 2023, a expectativa era que o novo governo – que tem nos movimentos sociais uma base aliada nas pautas que envolvem distribuição de renda, combate à pobreza e melhoria das condições de vida da maioria –, agisse para recuperar a capacidade de luta do movimento sindical.
Infelizmente, não foi o que se viu até o momento, com essa pauta relegada a segundo plano, aparentemente excluída das prioridades. É certo que os desafios são muitos no Brasil de hoje, mas é preciso ter em mente que as entidades representativas dos trabalhadores são essenciais ao funcionamento da democracia e à construção de um País com prosperidade e justiça social. Só os que militam contra esse projeto resistem a recuperar sua capacidade de atuação plena.
Assim, fica a indagação: a quem interessam sindicatos fracos? Certamente não aos que sonham com um Brasil desenvolvido e democrático.
É mais que tempo de reverter esse quadro. Vamos juntos nesta luta.
Murilo Pinheiro – Presidente da Federação Nacional dos Engenheiros
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: