No dia 23 de novembro foi realizada uma reunião entre SENGE, SESCON e EMATER/ASCAR visando analisar a pauta de negociação do Acordo Coletivo 2010/2011 cuja data base é junho.
A proposta apresentada pela empresa acena com reajuste de 10%, dividido em três parcelas: a primeira de 5% aplicada sobre o salário de outubro e incorporada ao de novembro. A segunda de 2,5 % sobre o salário de dezembro e paga no de janeiro. A parcela que fecha os 10% seria paga no salário de fevereiro.
Da mesma forma, a EMATER/ASCAR propôs que as demais cláusulas com repercussão financeira (auxílio educação, seguro de vida em grupo e outras) sejam reajustadas em idênticos 10%. Exceção do vale alimentação cuja proposta atinge e 25%, passando de R$ 13,34 para R$ 16,67 por dia útil e cinco vales extras que serão pagos no dia 20 de dezembro.
Além disso, a empresa sugeriu que as cláusulas sociais constantes no Acordo anterior permaneçam inalteradas. O SENGE submeterá a proposta aos engenheiros para deliberação.
Necessidade de contratações
Ainda com relação à EMATER/ASCAR o Presidente do SENGE José Luiz Azambuja e o Diretor Administrativo Jorge Gomes mantiveram encontro com o Diretor Técnico da empresa, Alencar Paulo Rugeri. Na pauta, a preocupação do Sindicato tanto com a carência de engenheiros agrônomos nos quadros da EMATER quanto com a urgência de contratações.
Isso porque, aliada às dificuldades históricas enfrentadas pela empresa, encontra-se a real expectativa de que tenhamos no Estado a ocorrência do fenômeno La Niña. Neste sentido, a confirmação de um significativo período de seca irá exigir atuação intensa e qualificada do serviço de extensão rural, tanto na orientação técnica quanto na elaboração de laudos que comprovem prejuízos que venham a ocorrer. José Azambuja considera que sem a recomposição dos quadros o atendimento das demandas das famílias rurais atingidas ficará ainda mais comprometido.
Questão Institucional
Por fim, outra questão importante relativa à EMATER/ASCAR é a necessidade de definição quanto à questão institucional da empresa. Neste sentido, a Frente em Defesa da Extensão Rural, capitaneada pela ASAE com a participação do SENGE-RS promoverá reunião no próximo dia 30 de novembro, com representantes estaduais para análise e avaliação de propostas com vistas à futuro encaminhamento ao novo Governo.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: