A Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), cujo registro havia sido anulado em 30 de julho de 2015, recuperou, no dia 30 de junho último, a prerrogativa de representação de suas federações filiadas e é novamente uma entidade ativa.
Tendo obtido o registro sindical em 9 de outubro de 2008, a CNTU teve a sua criação contestada pela Confederação Nacional das Profissões Liberais (CNPL), que reclamou na Justiça do fato de o estatuto da nova entidade não especificar quais categorias seriam representadas. Após vários anos e diversas idas e vindas, essa tese acabou sendo aceita pelos tribunais. Diante disso, em novembro de 2014, a CNTU tomou uma providência básica: realizou assembleia e aprovou a alteração estatutária necessária para sanar o mal entendido que havia gerado a demanda judicial. Ou seja, ficou expressa a representação das entidades a ela filiadas, fazendo com que a ação da CNPL perdesse seu objeto.
Ocorre que a solicitação de homologação dessa mudança junto ao Ministério do Trabalho, feita ainda no dia 7 de novembro de 2014, ficou desde então tramitando sem que a alteração fosse oficializada. O problema foi finalmente corrigido por meio da Nota Técnica nº 159/2017/GAB/SRT/MTb, de 13 de março último, que restituiu o registro à CNTU conforme o seu novo estatuto. Finalmente, após prazos regimentais e medidas administrativas que se seguiram à publicação do documento, desfez-se o nó burocrático e a confederação resgatou sua plena atuação.
Durante todo o período em que a direção da CNTU lutou nas frentes jurídica e institucional para garantir sua existência legal, a entidade persistiu em suas atividades de coordenação das federações filiadas e tomou iniciativas incontáveis em defesa e elevação dos profissionais; a CNTU jamais deixou de agir como entidade responsável.
Para Murilo Pinheiro, presidente da CNTU, mais que uma vitória da entidade e das categorias abrangidas por ela – atualmente, engenheiros, farmacêuticos odontologistas, economistas e nutricionistas – trata-se de um ganho fundamental para a sociedade e o conjunto dos trabalhadores. "A CNTU, além de defender os profissionais que representa, atua de forma propositiva, buscando contribuir com o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento nacional. Nosso objetivo é ajudar o País e havia esse empecilho limitando nossa ação", ponderou.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: