A plataforma de compra e venda online Mercado Livre disponibilizará um canal de contato direto com o Confea, por meio de login e senha, para que o Conselho possa apresentar, de forma ágil, denúncias de anúncios que contenham evidências inequívocas de irregularidades. Esse é o teor do acordo de cooperação técnica assinado entre o Conselho Federal e a empresa na tarde desta quinta-feira (29/10), durante a 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes.
O acordo é fruto de ação do Confea que, em outubro de 2019, apresentou interpelação judicial em função da comercialização de carteiras profissionais e de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) anunciadas no portal Mercado Livre. Na mesma semana, o Crea-SP havia visitado a sede do site, pelo mesmo motivo. "Desde as primeiras tratativas com o Mercado Livre, a empresa demonstrou total interesse em nos atender", comentou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, após assinatura do acordo.
Conforme explicou Krüger, não há como evitar que o anúncio seja feito, mas, a partir dos mecanismos previstos no acordo de cooperação, a retirada do ar desses anúncios ocorrerá de maneira mais célere. "Este acordo dá tranquilidade para o Mercado Livre tirar qualquer anúncio inadequado. Nós vamos fazer uma estrutura colegiada de acompanhamento, com participação de presidentes de Creas, das entidades nacionais de das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas. É um grande avanço. É o primeiro dos acordos que pretendemos fazer com outras empresas e sites, de maneira a protegermos a sociedade e mantermos o respeito aos engenheiros, aos agrônomos, aos geógrafos, aos geólogos e aos meteorologistas".
Representando o Mercado Livre, a gerente jurídica da empresa, Juliana Marcucci, ressaltou que o portal é o maior Market Place da América Latina, que, com mais de 50 milhões de usuários cadastrados, realiza dez vendas a cada segundo. "O Mercado Livre permite a democratização do comércio eletrônico. Vamos atuar proativamente para evitar o comércio de produtos irregulares e remover imediatamente os anúncios apontados pelo Confea. Estamos muito felizes com essa parceria", afirmou.
Além dos presidentes dos Creas e da Mútua, acompanharam e testemunharam a assinatura do acordo os vice-presidentes do Confea, eng. civ. Osmar Barros Júnior, e do Crea-SP, eng. civ. Lenita Secco Brandão.
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Flavio Corvello
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: