Quase tudo e todos no Brasil passam por um amadurecimento. Ele é extremamente lento, requer muita paciência e força mas a boa notícia é que está em andamento. Em pequenas e grandes coisas. São as relações, os processos, os diálogos, as necessidades que evoluem.
O entendimento que a sociedade deve ser mais ativa para alcançar seus objetivos é um amadurecimento. Estamos percebendo que devemos cobrar dos gestores públicos uma postura de espírito coletivo. Também estamos aprendendo a votar melhor, a buscar informações sobre os nossos candidatos e a tentar entender se as promessas de campanha são factíveis, se os recursos poderão ser obtidos. Não aceitamos mais tão facilmente o despreparo, a enrolação e a ignorância dos candidatos diante de assuntos tão relevantes como a saúde, por exemplo. Nós também estamos sendo mais cooperativos. Olhamos menos para nossos quintais.
Também o governo, ainda que muito mais lentamente, percebe que reformas estruturais e mão pesada diante da incompetência, do corporativismo e da corrupção são fundamentais para o Brasil crescer mais justo. O judiciário está mais atento e olha com cuidado para o legislativo e o executivo.
Até os juros estão mais civilizados.
As empresas sentem que os consumidores estão mais exigentes. Os clientes pedem menos sódio e gordura nos alimentos. Menos produtos químicos. Mais segurança dos automóveis. Exigem melhores serviços das empresas de comunicação. O Procon atua com mais força e qualidade nas punições.
Alguns empresários enxergam que, além dos impostos, devem realmente cooperar com suas comunidades.
A população aprende a reclamar e a exigir seus direitos.
São avanços mas falta muito, mas muito ainda. Precisamos realmente abraçar certas causas, como a educação e o saneamento, só para citar duas das mais importantes. O transporte público precisa melhorar bastante mas nós temos que deixar um pouco de lado o carro na garagem e caminhar mais e andar de ônibus de vez em quando.
Amadurecer é como repensar algo, aperfeiçoar, aprimorar. Estamos amadurecendo. Isso é um ótimo sinal mas a velocidade poderia ser bem maior.
Fonte: Revista Digital 13/09/2012
www.revistadigital.com.br
Acompanhe e participe das páginas do SENGE nas redes sociais:
www.facebook.com/sindicatodosengenheiros
twitter.com/senge_rs
Acesse nosso blog:
www.construindoideias.org.br
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: