Folha.com (06/03/2012)
O desempenho da economia brasileira em 2011 seguiu o padrão dos últimos anos. Mais uma vez a atividade foi puxada pela demanda doméstica, principalmente o consumo das famílias. Já o setor externo afetou negativamente o PIB (Produto Interno Bruto) devido ao aumento das importações de bens e serviços.
Se o PIB fosse medido apenas pela demanda doméstica, teria crescido 3,4%, apontam dos dados do IBGE. Mas como o setor externo deu uma contribuição negativa para o PIB de 0,7%, ele fechou o ano com alta de 2,7% apenas.
O consumo das famílias aumentou 4,1% em 2011, após alta de 6,9% em 2010. Apesar de ter sido o oitavo ano seguido de expansão, esse crescimento é o menor desde 2003, quando a demanda desse grupo havia crescido 3,8%. Ainda assim, trouxe um importante contribuição para a expansão da economia, pois o consumo das famílias responde por 60% do PIB brasileiro.
"Quem sustenta efetivamente o crescimento do país é a demanda interna", observa o coordenador de Contas Nacionais do IBGE, Roberto Olinto.
Olinto destacou que boa parte do aumento das importações se deve à compra de insumos industriais no exterior como produtos químicos, máquinas e equipamentos, material eletrônico e equipamentos de comunicação, e peças e acessórios para veículos. Já entre os bens de consumo, houve grande aumento da importação de automóveis.
No ano passado, segundo o IBGE, a importação de bens e serviços cresceu 9,7%, enquanto a exportação subiu menos, 4,5%.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: