A diretoria do Sindicato dos Engenheiros no RS recebeu, na manhã desta quarta-feira (11), o atual prefeito de Porto Alegre e candidato à reeleição, Sebastião Melo, para apresentar contribuições por meio da Pauta Mínima para as Administrações Municipais.
Em um café da manhã na sede da entidade, o candidato apresentou suas propostas, acompanhado do coordenador da campanha, André Flores Coronel, e do assessor Marcus Vinicius Caberlon.
O presidente do SENGE-RS, Cezar Henrique Ferreira, iniciou o evento destacando que a iniciativa de receber os candidatos à prefeitura de Porto Alegre e ao governo do Estado é reproduzida pela entidade há mais de uma década. “A cada eleição, apresentamos nossas contribuições, abrangidas neste documento que chamamos de Pauta Minima, tendo como foco o interesse público e a prestação de serviços de qualidade para a população, sob a ótica dos engenheiros. Então, nesse documento, tratamos sobre os temas relativos à própria gestão, políticas públicas, quadros de servidores, e agora, como não poderia deixar de ser, também o enfrentamento dos eventos climáticos”, disse Cezar.
Sebastião Melo iniciou sua manifestação fazendo uma avaliação do seu primeiro mandato, destacando as iniciativas de gestão fiscal e incentivo à economia local em face dos desafios impostos pela pandemia e, posteriormente, pela enchente. Ele também mencionou as ações em infraestrutura, como a conclusão da Avenida Tronco, que, segundo ele, mudou a realidade social e a mobilidade na região. Defendeu a continuidade dessas obras, reforçando a importância de concluir projetos estruturais que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
A questão da mobilidade urbana foi um dos pontos centrais. Melo salientou que, nos últimos três anos, o preço da tarifa de ônibus permaneceu congelado, e anunciou a renovação da frota com ônibus elétricos. Ele reforçou sua visão de que a prefeitura não deve ser responsável pela operação de transportes, defendendo a privatização da Carris.
O candidato também abordou a questão da enchente, reconhecendo que o sistema atual foi insuficiente, e destacou que já foram iniciadas obras emergenciais. Ele garantiu que qualquer decisão sobre a instalação, fechamento de comportas ou outras medidas de contenção será pautada por estudos técnicos.
Na sequência, os diretores do Sindicato apresentaram questionamentos ao plano de governo do candidato.
O vice-presidente do SENGE, José Luiz Azambuja, questionou Melo a respeito da criação de um sistema eficiente para manutenção das estruturas urbanas capaz de evitar sinistros, propondo a implantação de órgãos qualificados para Engenharia de Manutenção com dotação orçamentária e quadro técnico compatível.
O candidato afirmou que concorda com a necessidade de um sistema de manutenção preventiva, de forma mais efetiva na Capital.
Ressaltou que, se reeleito, não recriará o DEP, mas uma diretoria dentro do DMAE integrando as atribuições de drenagem ao departamento.
O membro do Conselho Técnico Consultivo do SENGE, Claudio D´Almeida, trouxe ao debate a questão do planejamento da mobilidade urbana, incluindo os acessos viários à cidade, que foram dramaticamente prejudicados durante as enchentes.
Melo afirmou que é favorável a iniciativas que ampliem as vias de acesso à cidade, facilitando a mobilidade inclusive em momentos de crise, como ocorreu no mês de maio em que foi necessário decidir pela derrubada da passarela de pedestres da rodoviária de Porto Alegre para dar lugar a um corredor humanitário.
O fortalecimento da produção na área rural de Porto Alegre foi o tema da pergunta apresentada pelo membro do Conselho Técnico Consultivo do SENGE, Gervásio Paulus, destacando a importância do conjunto de atividades primárias, feiras do produtor e o contrato de parceria que a EMATER tem com as administrações municipais. Também questionou a respeito do apoio ao meio rural e defesa das áreas de proteção ambiental em detrimento da especulação imobiliária.
O candidato Sebastião Melo afirmou que sempre foi favorável à área rural de Porto Alegre e detalhou as ações da sua gestão no apoio e investimento ao centro agrícola, compra de maquinário para produtores, recuperação de açudes e preferência a produção local. Comprometeu-se ainda em resolver a questão do contrato da prefeitura com a EMATER, que no momento está vencido, combater a especulação imobiliária na região de produção e propor que o bairro Extrema, localizado no extremo sul da cidade, seja incluído no Plano Diretor como área rural.
A respeito do DMAE, o candidato Sebastião Melo se comprometeu em dialogar com entidades como o SENGE e a sociedade a respeito do formato de parceirização do Departamento, bem como trazer ao debate da Câmara de Vereadores. Em resposta aos diretores do Sindicato, Eduardo Carvalho e Nanci Giugno, afirmou que o DMAE não será privatizado. Destacou ainda que a macrodrenagem e a gestão dos resíduos sólidos são um desafio para a administração de Porto Alegre, que ainda busca formas de conscientizar a população a respeito da separação do lixo e uso dos contêiners.
O presidente do Sindicato, Cezar Henrique, questionou o candidato a respeito da sua proposta para a retenção e busca de talentos para desenvolver a inovação e o empreendedorismo na Capital.
Melo falou sobre as iniciativas da sua gestão, destacando o 4º distrito e também a oportunidade de receber o maior evento de inovação do mundo South Summit Brazil, além de ações de modernização no sistema de recolhimento de impostos da prefeitura. Comprometeu-se em transformar o atual Gabinete de Inovação em sua secretaria e promover um ambiente de inovação para atração de talentos.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: