A reunião visa promover o debate sobre a atual situação da indústria naval no país, que sofrendo com o sucateamento progressivo e acelerado, com efeito direto sobre os polos de Rio Grande, São José do Norte e da região carbonífera.
Também serão tratadas as ações do governo federal contra a política de Conteúdo Local Mínimo, criando um ambiente altamente prejudicial aos interesses nacionais e a proteção ao emprego, e acarretando em um incalculável prejuízo econômico para o país. É importante lembrar que a legislação que determinou a compra de produtos nacionais pela Petrobras permitiu a sua recuperação durante os governos Lula e Dilma. Na década de 1950, política semelhante foi responsável pela estruturação do parque industrial brasileiro, especialmente o automobilístico, durante o governo Juscelino Kubitscheck.
Na contramão, a Petrobras, atualmente, está sofrendo um desmonte continuado que a transformará em mera produtora de petróleo bruto, considerando que o governo e a direção da empresa abriram mão de explorar a maior reserva descoberta nos últimos 30 anos, o Pré-Sal. A empresa se desfaz de ativos valiosos, comprometendo seu futuro, e perdendo o país de investir na Engenharia nacional para atender a demanda de projetos, máquinas e equipamentos necessários à exploração do Pré-Sal. Com isso, empresas estrangeiras poderão explorar nosso petróleo sem compromisso de contrapartidas em termos de transferência de tecnologias, geração de empregos e pagamento de impostos. Além disso, tal política afeta diretamente o Polo Naval gaúcho, por meio do cancelamento de contratos de construção de plataformas nos estaleiros brasileiros. A retirada de pelo menos um casco pronto, transferido para China, e o cancelamento do contrato de construção da P71 geraram mais de 3500 desempregados.
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Marcas de Quem Decide é uma pesquisa realizada há 25 anos pelo Jornal do Comércio, medindo “lembrança” e “preferência” em diversos setores da economia.
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: