Deputados da bancada gaúcha entregaram no dia 4 de julho ao presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, manifesto a favor da derrubada do veto à Lei de Partilha do Petróleo. O documento defende a equanimidade na distribuição dos royalties entre todos os Entes Federados.
A proposta, elaborada pelo Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal, afirma que é “necessária a marcação dos recursos egressos dos Royalties e Participações Especiais, dotando-os de destinação específica, visando um Desenvolvimento Sustentado, de tal forma a resgatarmos o rasgado e pisoteado contrato intergeracional, que vem sendo sistematicamente ignorado”.
O documento alerta que é necessário o pagamento dos royalties em petróleo bruto, “como forma de aumentar a propriedade dessa riqueza pelo Brasil, e portanto de seu enorme poder geopolítico”. O manifesto rejeita a forma de ressarcimento do atual projeto, que prevê um encontro de contas de cunho exclusivamente financeiro, significando também uma “absurda isenção fiscal”.
“Até porque dinheiro se emite, se gera do nada, como pode ser visto no atual combate à crise financeira internacional, mas petróleo a natureza leva mais de 10 milhões de anos para produzi-lo, e ele é o real propulsor da produção das riquezas que garantem as atuais Sociedades desenvolvidas”, afirma o Comitê Gaúcho no manifesto.
Informações da Agência de Notícias ALRS
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: