Profissionais recém formados têm segurança e habilidade profissional suficiente para desbravar o mercado de trabalho cada vez mais exigente e disputado?
Essa é uma preocupação comum entre recém-formados em Agronomia. Lucca Spessotto Bello, da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) conta sua experiência. "O próprio curso de engenharia agronômica demanda um nível elevado de créditos semanais, porém a maioria das disciplinas obrigatórias em si não se aprofundam no conteúdo de modo que o aluno faça a disciplina e domine na prática o assunto passado. Isso resulta numa sensação de despreparo para o mercado de trabalho", comenta o estudante veterano.
E como acompanhar as constantes novidades tecnológicas desse mercado? Estudantes apontam a dificuldade de acesso a esse conhecimento aplicado no ambiente universitário. Lucca afirma que apesar de centros de pesquisa e extensão permitirem uma introdução dos alunos às tecnologias e ferramentas exigidas no mercado de trabalho, a acessibilidade para o aprendizado é escassa.
Além da formação técnica, o mercado de trabalho demanda habilidades que não são exploradas formalmente ao longo da graduação. Lucca destaca que conhecimentos básicos do Pacote Office, domínio da língua inglesa, dentre outras ferramentas tornaram-se essenciais para profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho.
Os setores do mercado
O diretor de Comunicação e Marketing da CONFAEAB, Gilberto Fugimoto, comenta que o mercado de trabalho hoje é mais voltado para profissionais autônomos, que priorizam profissionais com formação complementar e de um ajuste dos profissionais para atuarem como profissionais liberais ou empresas.
Essa formação complementar levantada por Gilberto abre oportunidades em grandes campos do mercado de trabalho. Ele analisa que embora empregos estejam cada vez mais escassos, há considerável mercado para autônomos. A experiência profissional aliada a novas visões e posturas fazem com que muitos engenheiros agrônomos encontrem oportunidades de consultoria em setores como de grandes culturas, de cinturões verdes, rastreabilidade de produtos agrícolas e de seguros agrícolas.
Fonte: Blog da Confederação das Federações de Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB
Aproveite os descontos e promoções exclusivas para sócios do SENGE na compra de equipamentos, periféricos e serviços da DELL Technologies.
Uma entidade forte, protagonista de uma jornada de inúmeras lutas e conquistas. Faça o download do livro e conheça essa história!
Quer ter acesso a cursos pensados para profissionais da Engenharia com super descontos? Preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Para realizar a sua inscrição, ao preencher o formulário a seguir, escolha o seu perfil:
Informe o seu e-mail para receber atualizações sobre nossos cursos e eventos:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Se você tem interesse de se associar ao SENGE ou gostaria de mais informações sobre os benefícios da associação, preencha seus dados a seguir para que possa entrar em contato com você:
Ao fornecer seu dados você concorda com a nossa política de privacidade e a maneira como eles serão tratados. Para consulta clique aqui
Para completar sua solicitação, confira seus dados nos campos abaixo: